Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11906
Document Type: Artigo
Title: Diagnóstico sócio-ambiental da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim-Mirim, Sergipe
Other Titles: Social and environmental diagnostic of the hydrographic sub-basin of Poxim-Mirim river, Sergipe, Brazil
Authors: Macêdo, Luciano Costa
Nascimento, Neirivane Santos do
Aguiar Netto, Antenor de Oliveira
Ferreira, Robério Anastácio
Issue Date: Dec-2008
Resumo : A dinâmica da agricultura em bacias hidrográficas é de fundamental importância porque o uso do solo no meio rural influencia diretamente na quantidade e qualidade das águas. Assim, objetivou-se analisar as relações ambientais com as características agropecuárias da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim-Mirim. A metodologia foi baseada no diagnóstico sócio ambiental por meio de questionário semi-estruturado, com ênfase para a caracterização agrícola desta unidade de planejamento e no levantamento de campo dos aspectos ambientais. Os resultados obtidos permitem inferir uma elevada concentração de terras nos municípios que compõem a sub-bacia hidrográfica do rio Poxim-Mirim, com predomínio de propriedades rurais voltadas para a exploração pecuária e monocultivo de cana-de-açúcar. Por outro lado, no assentamento rural foi caracterizada a produção em pequena escala de laranja, banana, milho e mandioca, além de outras culturas agrícolas. A maior parte das propriedades analisadas utiliza a defesa sanitária vegetal, faz correção e adubação do solo e usa a mecanização agrícola, contudo poucas apresentam preocupação ambiental. Este fato se relaciona com os principais problemas encontrados na sub-bacia do rio Poxim-Mirim, com destaque para a remoção de terras, erosão no solo (ravinas ou voçorocas), barramento dos cursos d’água e ausência de mata ciliar, nas nascentes e áreas de recarga.
Keywords: Concentração de terras
Monoculturas
Erosão
Desmatamento
Land concentration
Monoculture
Erosion
Deforestation
ISSN: 2236-4420
Is part of: Magistra
Language: por
Publisher / Institution : Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Citation: MACÊDO, L. C.; NASCIMENTO, N. S. do; AGUIAR NETTO, A. de O.; FERREIRA, R. A. Diagnóstico sócio-ambiental da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim-Mirim, Sergipe. Magistra, Cruz das Almas, v. 20, n. 4, p. 389-397, out./dez. 2008.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11906
Appears in Collections:DCF - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiagnosticoSocioAmbientalRioPoxim.pdf8,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.