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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11925
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Práticas pedagógicas na educação domiciliar : um estudo de caso em Aracaju-SE |
Autor(es): | Pessoa, Alexsandro Vieira |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
Orientador: | Oliveira, José Mário Aleluia |
Resumo: | A história da educação brasileira evidencia os conflitos que permeiam a instância escolar desde sua origem, demarcando a conjuntura conflituosa na qual se insere o movimento em prol da educação domiciliar no Brasil. Diante disso, propôs-se, nesse estudo, adentrar no universo da educação domiciliar contemporânea e conhecer, a partir de uma ótica pedagógica, como essa modalidade educacional tem se desenvolvido, buscando reconhecer os elementos que constituem a prática educativa de algumas famílias. Para tanto, utiliza-se a pesquisa qualitativa e bibliográfica, com abordagem exploratória, na forma de estudo de caso. No caminho investigativo, partiu-se da premissa de que as famílias envolvidas nesse processo realizavam uma transferência da estrutura e dos componentes da forma escolar para o âmbito da casa, ainda que rompendo com a instituição propriamente dita. É apresentado um panorama geral sobre as famílias que optaram pela educação domiciliar em Aracaju com base nos resultados de questionários aplicados à amostra inicial de treze famílias, privilegiando, neste interim, uma explanação acerca dos métodos pedagógicos mais utilizados pelas famílias pesquisadas. Após delimitação da amostra inicial utilizando critérios pré-estabelecidos, encaminhou-se a análise mais aprofundada das rotinas e práticas pedagógicas de três famílias em especial, fazendo uso de questionários, entrevistas e de observação participante. Desse modo, com a inserção no campo e aproximação com a realidade imediata do objeto, novas percepções se apresentaram, ainda que alguns pressupostos também tenham se mostrado alinhados com a prática das famílias. Com isso, quer-se dizer que, embora no processo educacional da educação domiciliar possam aparecer elementos escolares, a modalidade ainda propõe formas pedagógicas que extrapolam o roteiro escolar, principalmente na sua variante de desescolarização (unschooling), que tenciona uma proposta educacional construída a partir do interesse da criança em contraposição à padronização dos programas escolares. |
Abstract: | The history of brazilian education highlights the conflicts that have permeated the school system since its inception, highlighting the conflictual situation in which the movement for homeschooling in Brazil is inserted. In view of this, it was proposed, in this study, to enter into the universe of contemporary homeschooling and to know, from a pedagogical perspective, how this educational modality has developed, seeking to recognize the elements that constitute the educational practice of some families. For that, qualitative and bibliographic research, with an exploratory approach, is used in the form of a case study. In the investigative way, it was assumed that the families involved in this process carried out a transfer of the structure and the components of the school form to the scope of the house, although breaking with the institution itself. It is presented an overview of the families that chose homeschooling in Aracaju based on the results of questionnaires applied to the initial sample of thirteen families, privileging, in this interim, an explanation about the pedagogical methods most used by the families researched. After delimitation of the initial sample using pre-established criteria, a more in-depth analysis of the routines and pedagogical practices of three families in particular was made, using questionnaires, interviews and participant observation. Thus, with the insertion in the field and approximation with the immediate reality of the object, new perceptions were presented, although some assumptions have also been shown to be in line with family practice. Thus, although in the educational process of homeschooling school elements may appear, the modality still proposes pedagogical forms that extrapolate the school itinerary, especially in its unschooling variant, which intends an educational proposal built from of the child's interest as opposed to the standardization of school programs. |
Palavras-chave: | Educação domiciliar Prática de ensino Aprendizagem Ensino Espaços de aprendizagens Práticas pedagógicas Homeschooling Learning spaces Pedagogical practices |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PESSOA, Alexsandro Vieira. Práticas pedagógicas na educação domiciliar : um estudo de caso em Aracaju-SE. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11925 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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