Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Rodrigo Belfort-
dc.date.accessioned2019-09-12T19:45:18Z-
dc.date.available2019-09-12T19:45:18Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationGOMES, Rodrigo Belfort. Americanismo e antiamericanismo : o ensino de inglês no Brasil de 1931-1951. 2019. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11926-
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to investigate the trajectory of English language teaching in Brazil between 1931 and 1951, beginning with the institutionalization of the Direct Method and taking into consideration the concepts of Americanism and anti-Americanism. In order to achieve this, it was necessary to study the educational legislation, U.S. policies in Brazil and newspapers from the time period. It was also necessary to conduct an analysis of the content of the English textbooks, paying special attention to their degree of compliance with the Direct Method and educational law, in a moment that saw both the expansion of English language teaching and the increasing cultural, political and economic interference of the United States. The research conducted for this study took place at NUDOM and at the National Library of Rio de Janeiro, as well as in digital collections of Brazilian and foreign libraries, primarily in books intended to teach the English language published between 1931 and 1951. Newspapers from this period housed in the Digital Library of the National Library were also analyzed. This study ultimately revealed the inclusion of some points of the Direct Method in the English textbooks of the 30s and 40s, as well as several mentions of this method in advertisements and articles in newspapers from the time period. In addition to these findings, it became clear that there was also great difficulty in breaking with secular practices, such as the deductive teaching of grammar and the use of translation. A strong American presence was observed in actions on many fronts that strengthened the teaching of the English language in Brazil, despite the feelings of repulsion on the part of the population, which can be seen in the lyrics of several samba songs that were critical of the United States’ interference in Brazil. This anti-Americanism sentiment, however, was unable to prevent the advancement of English language teaching in Brazil.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectHistória do ensino de língua inglesapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectRegionalismospor
dc.subjectEstados Unidospor
dc.subjectAntiamericanismopor
dc.subjectAmericanismopor
dc.subjectMétodo direto (Ensino)por
dc.subjectAmericanismeng
dc.subjectAnti-Americanismeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectDirect methodeng
dc.titleAmericanismo e antiamericanismo : o ensino de inglês no Brasil de 1931-1951pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de-
dc.description.resumoEsta Tese tem como objetivo investigar a trajetória do ensino de Inglês entre o período de 1931 a 1951, frente à institucionalização do Método Direto no Brasil e à luz das questões do americanismo e antiamericanismo. Para tanto, fez-se necessário o estudo da legislação educacional, das políticas norte-americanas no Brasil e dos jornais de circulação da época, além da análise dos livros didáticos, quanto à sua constituição e ao grau de conformidade com o Método Direto e a lei, em um momento de expansão do ensino da Língua Inglesa diante da interferência cultural, política e econômica dos Estados Unidos. Para este estudo, foram feitas pesquisas no NUDOM e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, bem como em acervos digitais de bibliotecas brasileiras e estrangeiras, no que se refere a livros destinados ao ensino de Língua Inglesa, publicados no recorte entre 1931 e 1951. Também foram analisados jornais disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, que datam desse período. Com o estudo realizado, foi possível perceber a inclusão de alguns pontos do Método Direto em livros didáticos de Inglês da década de 30 e 40, bem como ocorrências desse método em jornais da época, por meio de anúncios ou matérias. Ao mesmo tempo, percebeu-se, também, uma dificuldade em romper com práticas seculares, como as do ensino dedutivo da gramática e do uso da tradução. Foi constatada uma forte presença norte-americana, por intermédio de ações em diversas frentes que impulsionaram a Língua Inglesa no Brasil e um sentimento de repulsa por parte da população, como pode ser visto, por exemplo, nas letras de samba, que se posicionavam de forma crítica frente à interferência dos Estados Unidos em terras brasileiras. Este antiamericanismo, no entanto, foi incapaz de impedir a promoção do ensino de Inglês no Brasil.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO_BELFORT_GOMES.pdf20,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.