Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11928
Tipo de Documento: Tese
Título: História e memória de gestores: políticas públicas de inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica em Sergipe (2000-2015)
Autor(es): Santana, João Rogério Menezes de
Data do documento: 28-Ago-2019
Orientador: Sobral, Maria Neide
Resumo: As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) têm provocado mudanças significativas em diferentes aspectos da vida contemporânea. Na educação, vem sendo usada para estimular e apoiar os estudos e, mais recentemente, tem sido utilizada em novos modos de ensinar e de aprender. A partir dessa perspectiva, como pedagogo, procurei compreender, do ponto de vista histórico, como tem sido o processo de implementação e funcionamento das políticas públicas de inserção das TDIC na Educação Básica no período de 2000 a 2015 na Rede Estadual de Educação. Para essa compreensão busquei identificar os programas e projetos voltados para a inserção das TDIC à Rede Pública de Educação de Sergipe; descrever os processos de implementação dessas políticas na Secretaria de Estado da Educação (SEED) e analisar os discursos de membros da equipe técnica da SEED, vinculada na Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE), em suas rupturas e continuidades. O recorte temporal inicial data com o acordo brasileiro firmado no Fórum Mundial de Educação em Dakar, no ano de 2000 e, no mesmo ano, no Brasil, período em ocorreu a reformulação de projetos como o Programa de Informática na Educação (ProInfo). O recorte final, em 2015, decorre da promulgação da Lei de nº 8.025 de 2015, Plano Estadual de Educação (PEE) para o decênio de 2015-2025, sancionada pelo governo do estado, que tem como metas, a universalização da informática na gestão das escolas pública como instrumento de avanço na qualidade do ensino no estado. Trata-se de uma investigação de história e memória, fundamentada em autores como: Certeau (2015), Bloch (2001), Barros (2010) e Foucault (2010) Halbwachs (1990), Le Goff (1982), Montenegro (2013) dentre outros. A metodologia empregada para a análise dos dados documentais foi a Arqueologia, com base em Foucault (2014a; 2014b; 2010; 1999; 2008). O universo da pesquisa foi a rede estadual de educação de Sergipe. Com a aplicação de 13 questionários à técnicos pedagógicos que atuaram na DITE, destes, 08 é a amostra. Além disso, tratei de enunciados discursivos em leis, programas e projetos que versam sobre o objeto de pesquisa. Análises dos enunciados demostraram que o Estado de Sergipe tem operado de forma a recepcionar políticas de inclusão de TDIC na educação, mantendo o status de Estado de Direito, porém, a implementação dessas propostas nas falas dos membros da equipe técnica revelou rupturas e descontinuidades na efetivação dessas políticas em seus usos pedagógicos nos NTE. Discursos como aprendizagem coletiva, desestruturação e reestruturação do Estado e de escola fizeram parte do reportório discursivo.
Abstract: Digital information and Communication technologies (TDIC) have caused significant changes in different aspects of contemporary life. In education, it has been used to stimulate and support studies and, more recently, it has been used in new ways of teaching and learning. From this perspective, as a pedagogue, I sought to understand, from a historical point of view, how the process of implementation and functioning of public policies for the insertion of TDIC in basic education has been in the period 2000 to 2015, In the state public education Network. For this understanding, I sought to identify the programs and projects aimed at the insertion of the TDIC to the public education network of Sergipe; Describe the processes of implementation of these policies in the state network of Education of Sergipe SEED and analyze the speeches of members of the SEED technical team, linked in the Division of Teaching Technology (DITE), in their ruptures and continuities. The initial time frame date with the Brazilian agreement signed at the World Forum of Education in Dakar, in 2000 and, in the same year, in Brazil, the period occurred in the reformulation of projects such as the Informatics Program in Education (ProInfo). The final cut, in 2015, stems from the promulgation of the law of No. 8,025 of 2015, State Plan of Education (PEE) for the decennium of 2015-2025, sanctioned by the state Government, who has as goals, the universalization of informatics in the management of public schools as Instrument of advancement in the quality of education in the state. It is an investigation of history and memory, based on authors such as: Certeau (2015), Bloch (2001), Barros (2010) and Foucault (2010) Halbwachs (1990), Le Goff (1982), Montenegro (2013) among others. The methodology used for the analysis of documentary data was archeology, based on Foucault (2014a; 2014b; 2010; 1999; 2008). The research universe was the state education network of Sergipe. With the application of 13 questionnaires to the pedagogical technicians who worked in the DITE, of these, 08 is the sample. In addition, I treated discursive utterances in laws, programs and projects that deal with the object of research. Analysis of the statements showed that the state of Sergipe has operated in order to receive policies for the inclusion of TDIC in education, maintaining the status of rule of law, however, the implementation of these proposals in the statements of the members of the technical team revealed Disruptions and discontinuities in the realization of these policies in their pedagogical uses in the NTE. Discourses such as collective learning, disstructuring and restructuring of the State and school were part of the discursive repertoire.
Palavras-chave: Educação básica
Tecnologia educacional
Educação e Estado
Planejamento político
História da educação em Sergipe
Comunicação e educação
Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC)
Política pública de educação
Discurso
Gestores
State
Digital information and Communication technologies
Public policy of education
Speech
Managers
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTANA, João Rogério Menezes de. História e memória de gestores: políticas públicas de inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica em Sergipe (2000-2015). 2019. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11928
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO_ROGERIO_MENEZES_SANTANA.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.