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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Evandro Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-17T17:02:40Z-
dc.date.available2019-09-17T17:02:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11935-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofO manifesto literário como ação de linguagem : uma proposta de didatização do gênero para a leitura em sala de aulapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subjectManifesto literáriopor
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopor
dc.titleLeitura de manifestos literários no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, José Ricardo-
dc.description.resumoO presente caderno pedagógico é resultado de pesquisa de mestrado, aplicada em turma de 9º ano do ensino fundamental em escola pública do município de Paripiranga, estado da Bahia. Este material está voltado para a leitura de textos sob uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, de modo a mobilizar as capacidades de linguagem dos estudantes, na medida em que apresenta situações de interação pela leitura do gênero manifesto literário, com o objetivo de possibilitar a apropriação dos conhecimentos vinculados às ideias estético-literárias apresentadas nos textos, através de uma Sequência Didática de Leitura (SDL), apoiada em atividades de interpretação focadas no modelo de análise de textos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (2009), que consiste em uma análise que leva em conta dois níveis: um relacionado ao contexto de produção e, o outro, voltado à arquitetura textual, também chamado folhado textual. Nesse caderno, propomos a leitura discursiva de três textos de referência (Manifestos da Poesia Pau-Brasil, Antropófago e da Antropofagia Periférica). Tais textos vinculam-se a práticas sociais de contestação pública mobilizadoras de discursos estéticos: parnasianos, modernos e contemporâneos. Cabe salientar que ler discursivamente um texto é dialogar com ele, confrontando sentidos e levando em conta práticas sociais. Assim, propomo-nos: - Identificar as características do gênero manifesto literário; - Interpretar manifestos literários; - Compreender o plano global, o discurso e as sequências predominantes nos textos; - Identificar as vozes e julgamentos; - Estabelecer relações discursivas no processo de leitura dos textos. Durante as atividades de leitura, outros gêneros foram mobilizados, em caráter complementar, a exemplo da charge, da poesia, incluindo texto em esquete, utilizados na contextualização da situação de apresentação do discurso de contestação e das poesias parnasianas e modernas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

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