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dc.contributor.authorSouza, Suelaine dos Santos-
dc.date.accessioned2019-09-23T19:23:44Z-
dc.date.available2019-09-23T19:23:44Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Suelaine dos Santos. Atividades investigativas e abordagem contextual no contexto da sala de aula. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11943-
dc.description.abstractThe use of Investigative Activities (AI) in teaching science aims to facilitate the understanding of scientific knowledge, as well as allows teaching to be directed towards the development of students' cognitive abilities. Investigative activities evoke the accomplishment of procedures like elaboration of hypotheses, data analysis and the development of the capacity of argumentation. In addition to the use of AI, the insertion of the History of Science through the study of historical episodes allows us to understand that scientific knowledge is not isolated from the socioeconomic, historical and cultural context. Considering these themes, this work aimed to investigate with aspects of Investigative Activity can be mobilized in a group of students who have experienced a Thematic Workshop approach on the insertion of a Contextual Approach and built on an investigative bias. The data collection was done through a didactic proposal (Thematic Workshop) in two schools of Greater Aracaju within the framework of the activities of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship. The subjects of the research were students of basic education, the data being collected through audiovisual recording and questionnaires. Data were analyzed according to qualitative treatment based on content analysis. As a result of this study, we verified some aspects of the nature of science and of scientific doing in the development of AI, as a proposition of a problem, elaboration of hypothesis, strategies to solve the problem, record of the collected data and conclusion of the problematic. It was also evident the development of attitudinal competences, in which the student is led to think, reflect, reason, using the argumentation and proposition of ideas.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectAprendizagem ativapor
dc.subjectHistória da ciênciapor
dc.subjectAtividades investigativaspor
dc.subjectAbordagem contextualpor
dc.subjectInvestigative activitieseng
dc.subjectContextual approacheng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectHistory of scienceeng
dc.titleAtividades investigativas e abordagem contextual no contexto da sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erivanildo Lopes da-
dc.description.resumoA utilização de Atividades Investigativas (AI) no ensino de Ciências visa facilitar a compreensão do conhecimento científico, bem como permite que o ensino seja voltado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos. Atividades Investigativas evocam a realização de procedimentos como elaboração de hipóteses, análise de dados e o desenvolvimento da capacidade de argumentação. Além do uso de AI, a inserção da História da Ciência através do estudo de episódios históricos permite compreender que os conhecimentos científicos não estão isolados do contexto socioeconômico, histórico e cultural. Considerando estas temáticas, este trabalho objetivou investigar quais aspectos de Atividade Investigativa podem ser mobilizados em um grupo de estudantes que vivenciaram uma abordagem de Oficina Temática embasada na inserção de Abordagem Contextual e construída em um viés de caráter investigativo. A coleta de dados aconteceu através de uma proposta didática (Oficina Temática) em duas escolas da Grande Aracaju no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da educação básica, sendo os dados coletados por meio de gravação audiovisual e questionários. Os dados foram analisados de acordo com tratamento qualitativo baseado na análise de conteúdo. Como resultado deste estudo, constatamos alguns aspectos da natureza da ciência e do fazer científico no desenvolvimento das AI, como proposição de um problema, elaboração de hipótese, estratégias para resolução do problema, registro dos dados coletados e conclusão da problemática. Também ficou evidente o desenvolvimento de competências atitudinais, na qual o aluno é levado a pensar, refletir, raciocinar, fazendo uso da argumentação e proposição de ideias.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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