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dc.contributor.authorSantos, Camila Silva-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:44:35Z-
dc.date.available2019-09-26T18:44:35Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Camila Silva. Reduzir, reutilizar e retuítar: Instituto Akatu, comunicação ambiental e o discurso do consumo consciente do nas mídias sociais. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11948-
dc.description.abstractThe environmental crisis, symbolized by the macro phenomenon of climate change, is perhaps the largest contemporary global social issue. Its discussion crosses all the socioeconomic contexts, in which the shift of the focus of concern from production to consumption has gained increasing visibility. In a network society, marked by communication mediated by new digital technologies and the hyperconnection statute, this discussion circulates intensely among the most diverse social actors, being present in the modern and popular platforms and websites of electronic social networks. Based on Environmental Sociology and Consumer Studies, from the perspective of Critical Discourse Analysis, this study seeks to characterize and analyze the Environmental Communication made by the Akatu Institute for Conscious Consumption in the socalled social media, in which this non-profit organization profitable is present, being very active in the effort to legitimize an environmentalist discourse with an appeal directed to “conscious consumption”. This discourse is implemented in different communicative modalities through the Internet, with emphasis on its participation in two of the main social networking platforms widely used in Brazil - Twitter and Facebook. For purposes of analysis, the research will prioritize a corpus delimited by the publications made by the Institute in their profiles in these two electronic "social networks", relying on data analysis applications, especially Nvivo, to encode posts made in the twelve months of the year. 2017. Of an essentially qualitative character, but without ignoring relevant quantitative aspects, in the first phase it established a comparison of Akatu's discursive strategy in both platforms, and then, in a second moment, to proceed with the discursive analysis itself, so as to understand constitutive and pragmatic aspects of this discursive matrix, especially in the scope of the attribution of responsibility, in the definition and delimitation of the problem of consumption and possible solutions suggested by the environmental communication practiced by the institute.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectInstituto Akatupor
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectMídia socialpor
dc.subjectConsumidorespor
dc.subjectComunicação ambientalpor
dc.subjectConsumo conscientepor
dc.subjectConsumo políticopor
dc.subjectEstudos do consumopor
dc.subjectEnvironmental communicationeng
dc.subjectAkatu Instituteeng
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectConscious consumptioneng
dc.subjectPolitical consumptioneng
dc.subjectConsumption studieseng
dc.titleReduzir, reutilizar e retuítar: Instituto Akatu, comunicação ambiental e o discurso do consumo consciente do nas mídias sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Jean Fábio Borba-
dc.description.resumoA crise ambiental, simbolizada pelo fenômeno macro das mudanças climáticas, é talvez a maior questão social global contemporânea. Sua discussão atravessa todos os contextos socioeconômicos, nos quais tem ganhado, cada vez mais, visibilidade o deslocamento do foco de preocupação da produção para o consumo. Numa sociedade em rede, marcada pela comunicação mediada pelas novas tecnologias digitais e pelo estatuto da hiperconexão, esta discussão circula de forma intensa entre os mais diversos atores sociais, estando presente nas modernas e populares plataformas e sites de redes sociais eletrônicas. O presente estudo procura, a partir da Sociologia Ambiental e dos Estudos do Consumo, sob a perspectiva da Análise Crítica de Discurso, caracterizar e analisar a Comunicação Ambiental realizada pelo Instituto Akatu para o Consumo Consciente nas chamadas mídias sociais, nas quais esta Organização sem fins lucrativos está presente, sendo muito atuante no empenho de legitimar um discurso ambientalista revestido de um apelo direcionado ao “consumo consciente”. Tal discurso é efetivado em diferentes modalidades comunicativas através da Internet, com destaque para sua participação em duas das principais plataformas de redes sociais amplamente utilizadas no Brasil - Twitter e Facebook. Para fins de análise, a pesquisa priorizará um corpus delimitado pelas publicações realizadas pelo Instituto nos seus perfis nestas duas “redes sociais” eletrônicas, apoiando-se em aplicativos de análise de dados, sobretudo o Nvivo, para codificar as postagens realizadas nos doze meses do ano de 2017. De caráter essencialmente qualitativo, mas sem ignorar aspectos quantitativos relevantes, em uma primeira fase estabeleceu um comparativo da estratégia discursiva do Akatu em ambas as plataformas, para então, num segundo momento, proceder a análise discursiva propriamente dita, de modo a compreender aspectos constitutivos e pragmáticos desta matriz discursiva, sobretudo no âmbito da atribuição de responsabilidade, na definição e delimitação da problemática do consumo e de possíveis soluções sugeridas pela comunicação ambiental praticada pelo instituto.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

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