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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Jamille Muniz-
dc.date.accessioned2019-10-11T16:36:49Z-
dc.date.available2019-10-11T16:36:49Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.identifier.citationFEITOSA, Jamille Muniz. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico para o Campus de Laranjeiras. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12013-
dc.description.abstractWith the expansion of the vacancies in the brazilian public higher education, dropout has also increased, which infers a problem to be handled carefully by the management of higher education. This work has as main objective to make a diagnosis about evasion in undergraduate courses Campus Laranjeiras, the Federal University of Sergipe (UFS), in order to point out the influence of variables related to internal and external factors of the institution, as well as factors relating to the individual characteristics of the student to the occurrence of the event. It was used as data collection instrument a questionnaire to dropout students calculated the frequency and performed descriptive analysis. The results showed the profile of dropouts, mostly as female, with an average of thirty, brown color, family income between 1 to 3 minimum wages, no bondholder and newly entering students. The campus had an average of 16.8% of evasion in the period from 2010 to 2014, and the most relevant reasons, according to the result of the survey of perception with the students, corresponded, firstly, to the location of the campus versus housing transportation , followed by the hours of the courses offered, the conciliation with work and the demotivation with the course.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectEvasão universitáriapor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectLaranjeiras (SE).por
dc.subjectEvasão no ensino superiorpor
dc.subjectEvasion in higher educationeng
dc.subjectDiagnosiseng
dc.titleAnálise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico para o Campus de Laranjeiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Kleber Fernandes de-
dc.description.resumoCom a ampliação das vagas no ensino superior público brasileiro, a evasão também tem aumentado, o que infere um problema a ser tratado com atenção pela gestão da educação superior. O presente trabalho tem como objetivo principal realizar um diagnóstico acerca da evasão nos cursos de graduação do Campus de Laranjeiras, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a fim de apontar a influência de variáveis relacionadas a fatores internos e externos à instituição, como também fatores referentes às características individuais do aluno para a ocorrência da evasão. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos, calculado a frequência e realizadas as análises descritivas. Os resultados apresentaram o perfil dos evadidos, em sua maioria, como: do gênero feminino, com média de trinta anos, cor parda, renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos, não cotista e recém-ingressantes. O Campus de Laranjeiras teve média de 16,8% de evasão no período de 2010 a 2014, e os motivos mais relevantes, segundo o resultado da pesquisa de percepção com os evadidos, corresponderam, em primeiro lugar, à localização do campus versus moradia transporte, seguidas do horário das disciplinas ofertadas, da conciliação com o trabalho e da desmotivação com o curso.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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