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Document Type: Dissertação
Title: Aspectos monetários e não monetários e o índice de desenvolvimento da educação básica em Sergipe
Authors: Braz, Gidel Matos
Issue Date: 8-Feb-2018
Advisor: Farias, Tácito Augusto
Resumo : A educação escolar é a via adequada para que os que dela se beneficiam sejam preparados para o exercício da cidadania e, assim, proporcionem melhorias ao seu desenvolvimento pessoal e profissional e também contribuam com o desenvolvimento econômico e social do seu país. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 reza que o ensino será ministrado com garantia de padrão de qualidade (inciso VII do art. 206). Essa qualidade perpassa pela relação insumos–processos–resultados. Esses resultados, por sua vez, podem ser expressos através de desempenhos estudantis. Para medir esses desempenhos foi criado, no Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é composto de duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). A Anresc ou Prova Brasil foi criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas e abrange os alunos da 4ª série/5º ano (1ª etapa) e da 8ª série/9º ano (2ª etapa) do ensino fundamental. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o indicador que conjuga os resultados do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O objetivo desse estudo foi investigar a relação entre algumas variáveis e os desempenhos dos estudantes de municípios sergipanos medidos através do IDEB, no período de 2009 a 2015. Foram construídos bancos de dados que continham, além de informações referentes aos desempenhos estudantis, informações de 7 (sete) variáveis, quatro delas com características monetárias e três não monetárias. Por meio da Análise de Componentes Principais, que reduziu essas variáveis em duas componentes (aspecto intraescolar e aspecto extraescolar), e da regressão linear múltipla, além da estatística descritiva e das correlações, foi possível verificar tanto a influência das componentes principais quanto das variáveis originais nos desempenhos educacionais medidos pelo IDEB. Os resultados apontaram que os aspectos intraescolares e extraescolares não têm influência significativa nos resultados do IDEB. Por outro lado, quando verificados as associações entre as variáveis originais e esses desempenhos, a variável professores para cada 100 alunos foi a que esteve mais fortemente ligada ao IDEB, tanto na 1ª quanto da 2ª etapa do EF, segundo os coeficientes de regressão não padronizados. Concluiu-se que tanto as componentes principais quanto as variáveis originais não são significativas e, portanto, insuficientes para explicar as performances educacionais dos alunos da 1ª e 2ª etapas do ensino fundamental no intervalo de 2009 a 2015 para os municípios selecionados na amostra.
Abstract: School education is the appropriate way for those who benefit from it to be prepared for the exercise of citizenship and thus to provide improvements to their personal and professional development and also to contribute to the economic and social development of their country. In this sense, the Federal Constitution of 1988 says that education will be delivered with a guarantee of quality standard (item VII of article 206). This quality permeates through the relation inputs-processes-results. These results, in turn, can be expressed through student performance. In order to measure these performances, the Basic Education Assessment System (SAEB) was created in Brazil, which is composed of two evaluations: the National Assessment of Basic Education (ANEB) and the National Assessment of School Income (Anresc). Anresc or Prova Brasil was created with the objective of evaluating the quality of public school education and covers students in the 4th grade / 5th grade (1st stage) and the 8th grade / 9th grade (2nd stage) of elementary school. The Basic Education Development Index (IDEB) is the indicator that combines the results of the school flow and the means of performance in the evaluations. The objective of this study was to investigate the relationship between some variables and the performances of students from Sergipe municipalities measured through the IDEB, in the period from 2009 to 2015. Databases were constructed that contained, in addition to information related to student performance, information from 7 (seven) variables, four of them with monetary characteristics and three non-monetary variables. Through the Principal Components Analysis, which reduced these variables in two components (in-school aspect and out-of-school appearance), and multiple linear regression, besides the descriptive statistics and correlations, it was possible to verify both the influence of the main components and the original variables educational performance measured by the IDEB. The results showed that the in-school and out-of-school aspects do not have a significant influence on the IDEB results. On the other hand, when the associations between the original variables and these performances were verified, the variable teachers for each 100 students was the one that was most strongly related to the IDEB, both in the 1st and 2nd stages of the EF, according to the non-standard regression coefficients . It was concluded that both the main components and the original variables are not significant and therefore insufficient to explain the educational performances of students in the 1st and 2nd stages of elementary education in the interval from 2009 to 2015 for the municipalities selected in the sample.
Keywords: Administração pública
Avaliação educacional
Sergipe
Rendimento escolar
Ensino fundamental
Desempenho
Escola pública
Educação pública
Public education
Elementary school
Performance
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Administração Pública
Citation: BRAZ, Gidel Matos. Aspectos monetários e não monetários e o índice de desenvolvimento da educação básica em Sergipe. 2018. 204 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12019
Appears in Collections:Mestrado em Administração Pública

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