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Document Type: Dissertação
Title: O processo de inovação da comunicação organizacional : o uso de sites de redes sociais em uma instituição federal de ensino superior
Authors: Atanázio Júnior, Joatã Mathias
Issue Date: 15-Mar-2018
Advisor: Luft, Maria Conceição Silva Melo
Resumo : A internet e os recursos tecnológicos proporcionaram um processo de modernização nas organizações públicas brasileiras. A área de comunicação foi bastante impactada por esse fenômeno e passou a adotar uma série de ferramentas digitais, a exemplo de websites, blogs, sites de redes sociais, entre outras. Isso possibilitou uma nova concepção de comunicação e de relacionamento com os públicos, cada vez mais interativos e participativos. Na Universidade Federal de Sergipe, a Assessoria de Comunicação foi instada a implantar novos canais de comunicação para o desenvolvimento profícuo e eficiente de suas atividades. Esta pesquisa objetivou, portanto, elaborar um diagnóstico do processo de inovação da comunicação organizacional da Ascom/UFS, do Campus de São Cristóvão (SE), com o destaque para o uso de sites de redes sociais, no período compreendido entre os anos de 2006 a 2017. Para isso, foram realizados uma pesquisa documental e um estudo de caso, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com ex-chefes, servidores e atual chefe do setor comunicacional da UFS. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, apoiando-se em procedimentos qualitativos de interpretação. Desse modo, obteve-se que a estratégia comunicacional da Ascom/UFS passou por um processo de modernização, o qual promoveu a inclusão e o aperfeiçoamento de ferramentas digitais fundamentais para o bom rendimento dessa área. Os sites de redes sociais (Twitter, Flickr, Facebook e Instagram) participaram efetivamente desse fenômeno inovacional, com reflexos na cultura organizacional do órgão. Os paradigmas de relacionamento e interatividade da UFS com o público foram alterados, ainda que de forma precária. Verificou-se que essa transformação na comunicação institucional está sendo gerenciada de forma incipiente, sem a devida formulação de conteúdos específicos para as novas mídias, o que prejudica a potencialidade desses canais. Esse diagnóstico permitiu afirmar ainda que o órgão necessita ajustar a administração de seus sites de redes sociais, qualificando-a, para atingir satisfatoriamente os objetivos institucionais na gestão universitária.
Abstract: The internet and technological resources provided a process of modernization in Brazilian public organizations. The area of communication was greatly impacted by this phenomenon and began to adopt a series of digital tools, such as websites, blogs, social networks sites, among others. This enabled a new conception of communication and relationship with the public, increasingly interactive and participative. At the Universidade Federal de Sergipe, the Communication Department was urged to implement new communication channels for efficient development of its activities. This research aimed to elaborate a diagnosis of the innovation process of organizational communication of Ascom/UFS, São Cristóvão Campus (SE), with emphasis on the use of Social Networks Sites (SNSes) in the period from 2006 to 2017. In this regard, a documentary research and case study were carried out, through the application of semi-structured interviews with ex-bosses, servers and current head of the communications department of UFS. The data obtained were submitted to content analysis, based on qualitative interpretation procedures. In this way, the communication strategy of Ascom/UFS underwent a process of modernization, which promoted the inclusion and improvement of digital tools fundamental to the good performance of this area. Social Networks Sites (Twitter, Flickr, Facebook and Instagram) have effectively participated in this innovative phenomenon, with repercussions on the institutional's organizational culture. The paradigms of relationship and interactivity of the UFS with the public were altered, even though in a precarious way. It was verified that this transformation in the institutional communication is being managed in an incipient way, without the due formulation of specific contents for the new media, which harms the potentiality of these channels. This diagnosis also allows us to affirm that the department needs to adjust the administration of its social networks sites, qualifying it, to satisfactorily achieve the institutional objectives in university management.
Keywords: Administração pública
Assessoria de comunicação
Comunicação organizacional
Processo de inovação
Redes sociais
Communication department
Organizational communication
Innovation process
Social networks
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Administração Pública
Citation: ATANÁZIO JÚNIOR, Joatã Mathias. O processo de inovação da comunicação organizacional : o uso de sites de redes sociais em uma instituição federal de ensino superior. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12023
Appears in Collections:Mestrado em Administração Pública

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