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dc.contributor.authorAndrade, Liliane Costa-
dc.date.accessioned2019-10-14T21:19:24Z-
dc.date.available2019-10-14T21:19:24Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationANDRADE, Liliane Costa. Cinema e Segunda Guerra Mundial : análise da divulgação dos filmes antinazistas norte-americanos nos jornais de Sergipe (1942-1945). 2019. Monografia – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12025-
dc.description.abstractThis academic work analyses how American Anti-Nazi movies produced during World War II (1939-1945) were announced on newspapers of Sergipe between the years of 1942 e 1945. This period comprehends the moment in which these Hollywood films were exhibited in Brazil, a consequence of the cut on diplomatic relationships between Brazil and the Axis. In a conflict like this, in which mass media was widely used, cinemas were emphasized because, aside of representing an entertainment to people and a good source of income, it was a great source of propaganda; therefore, the seventh art represented to Americans a war weapon on the combat against Nazi regime. In Sergipe, the State that experienced the effects of the battle after the bomb attack by German submarine U-507 to national merchant ships, these films represented, besides an entertainment, a way to know Nazi enemy. Local newspapers were committed to announce the exhibition of these movies in Sergipe’s capital, always searching for a positive publicity. With that said, we used the magazines called Cinearte and A Cena Muda, and the newspapers called Correio de Aracaju, Sergipe Jornal, Folha da Manhã and A Cruzada as sources to develop this academic work, divided into three parts. Besides that, we used some works of VALIM (2013) as a reference, in which he explains the connection between cinema and mass media; and also some works of DE LUCA (2010), in which he explains the use of newspapers as historical sources. That way, it was possible to conclude that there was an effort from Sergipe’s Anti-Nazi newspapers to announce the movies in a way that shared a positive publicity.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpor
dc.subjectDivulgação de filmespor
dc.subjectFilmes antinazistaspor
dc.subjectEstados Unidos da América (EUA)por
dc.subjectJornais de Sergipepor
dc.subjectWorld War IIeng
dc.subjectAnti-Nazi movieseng
dc.subjectNewspapers Sergipeeng
dc.titleCinema e Segunda Guerra Mundial : análise da divulgação dos filmes antinazistas norte-americanos nos jornais de Sergipe (1942-1945)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Maynard, Andreza Santos Cruz-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa como os filmes antinazistas norte-americanos produzidos durante a Segunda Guerra Mundial (19139-1945) foram divulgados nos jornais de Sergipe, entre os anos de 1942 e 1945. Esse período compreende o momento no qual estas películas hollywoodianas foram exibidas nos cinemas brasileiros, uma consequência do corte nas relações diplomáticas do país com o Eixo. Em um conflito como este, em que os meios de comunicação em massa foram amplamente empregados, o cinema teve destaque, pois, além de representar uma forma de divertimento para as pessoas e consequentemente uma boa fonte de renda, possuía um grande teor propagandístico; desta forma, a sétima arte significou para os estadunidenses uma arma de guerra no combate ao regime nazista. Em Sergipe, que viu e sentiu de perto os efeitos da batalha após os torpedeamentos aos navios mercantes nacionais pelo submarino alemão U-507, estas produções significaram, além de entretenimento, um meio pelo qual a população poderia conhecer melhor o inimigo nazista. Para tal, houve um empenho por parte dos periódicos locais a fim de divulgar a exibição destes filmes nos cinemas da capital, buscando sempre propagandeálos de forma positiva. A partir disto, utilizamos como fontes para o desenvolvimento deste trabalho, divido em três capítulos, as revistas Cinearte e A Cena Muda, e os jornais Correio de Aracaju, Sergipe Jornal, Folha da Manhã e A Cruzada; além disso, nos apoiamos nas ideias de VALIM (2013) acerca da relação entre o cinema e os seus meios de comunicação; e de DE LUCA (2010) sobre o uso dos impressos como fontes históricas. Assim, foi possível concluir que houve um esforço por parte dos jornais na divulgação das películas antinazistas ao público sergipano, buscando sempre propagandeá-las de maneira positiva.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão-SEpt_BR
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