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dc.contributor.authorLopes, Alexsandra Sobral Souza-
dc.date.accessioned2019-10-15T21:05:19Z-
dc.date.available2019-10-15T21:05:19Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.citationLOPES, Alexsandra Sobral Souza. Utilização do filme “Bicho de sete cabeças” como dispositivo pedagógico para o ensino de história. 2019. Monografia (Graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12067-
dc.description.abstractThis work aims to discuss theoretically and methodologically the use of cinema as a pedagogical device to be used as a resource in history classes in Elementary and High school. For this we use here as an instrument the movie “Bicho de Sete Cabecças”, allowing to present the history of the Brazilian asylums and their impact on society until then. From what was presented in the work directed by Laís Bodanzky (2001), the film became a starting point for the extinction of psychiatric institutes in the country. We establish as our theoretical basis the explanations made by Mark Ferro (1992) about the relation between cinema and history, as well as the theories expounded and formulated by the Annales school about the plurality of historical sources. Thus, we will seek to incorporate cinema in classroom teaching as a facilitating learning device in the education of the student.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectBicho de sete cabeçaspor
dc.subjectPráticas alternativaspor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectManicômiospor
dc.subjectAlternative practiceseng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectMovie theatereng
dc.subjectAsylumseng
dc.titleUtilização do filme “Bicho de sete cabeças” como dispositivo pedagógico para o ensino de históriapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luís Eduardo Pina-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto discutir teórica e metodologicamente uso do cinema como dispositivo pedagógico a ser utilizado como recurso nas aulas de história nos ensinos fundamental e médio. Para isso utilizamos aqui como instrumento o filme “Bicho de sete cabeças”, possibilitando apresentar a história dos manicômios brasileiros e seu impacto na sociedade até então. Pelo que foi apresentado na obra dirigida por Laís Bodanzky (2001), o filme se tornou ponto de partida para a extinção dos institutos psiquiátricos no país. Estabelecemos como nossa base teórica as explanações feitas por Mark Ferro (1992) a respeito da relação cinema e história, assim como, as teorias expostas e formuladas pela escola de Annales sobre a pluralidade das fontes históricas. Desta forma, buscaremos incorporar o cinema no ensino em sala de aula como dispositivo de aprendizado facilitador na educação do educando.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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