Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12199
Document Type: Monografia
Title: A percepção dos discentes do curso de Secretariado Executivo da UFS quanto à contribuição profissional das Atividades Complementares
Other Titles: The perception of students in the Executive Secretariat course of UFS regarding the professional contribution of Complementary Activities
Authors: Bomfim, Alexsandra Santos
Issue Date: 22-Aug-2019
Advisor: Teles, Thadeu Vinícius Souza
Resumo : As Atividades Complementares são práticas acadêmicas referentes a habilidades, conhecimentos, competências e atitudes adquiridas fora e dentro do ambiente universitário que visam o enriquecimento profissional do aluno, expandindo seu currículo com experiências e vivências acadêmicas internas ou externas ao curso e consequentemente desencadeiam maior probabilidade de sucesso na carreira. Esse trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe sobre a efetiva contribuição das Atividades Complementares para a carreira profissional. Para isso, inicialmente foram analisados os documentos curriculares que regem o referido curso de graduação. Posteriormente, a coleta de dados foi realizada através de um questionário online com questões fechadas, aplicado aos discentes do referido Curso e Institutição por meio do Google Forms. A pesquisa se classifica como quantitativa em relação à abordagem e descritiva em relação à natureza. Os resultados mostraram que a percepção adquirida pelos alunos em relação às atividades complementares é positiva, reforçando que as atividades desenvolvidas em diversos cenários de prática confirmam que diferentes lacunas de aprendizagem devam ser efetivamente utilizadas para o desenvolvimento de competências específicas.
Abstract: Complementary Activities are academic practices related to skills, knowledge, competences and attitudes acquired outside and within the university environment that aim at the student’s professional enrichment student, expanding their curriculum with academic experiences and internal or external to the course and consequently trigger greater likelihood of success in career. This paper aimed to analyze the perception of the students of the Executive Secretariat course of the Federal University of Sergipe about the effective contribution of Complementary Activities to their professional career. To this end, the curriculum documents governing the mentioned undergraduate course were initially analyzed. Subsequently, the data collection was performed through an online questionnaire with closed questions, applied to the students of that Course through Google Forms. The research is classified as quantitative in relation to the approach and descriptive in relation to nature. The results has shown that the perception acquired by students regarding complementary activities is positive, reinforcing that the activities developed in different practice scenarios confirm that different learning gaps should be effectively used for the development of specific competences.
Keywords: Secretariado executivo
Ensino de secretariado executivo
Atividades Complementares
Discentes
Universidade Federal de Sergipe
UFS
Complementary Activities
Executive Secretariat
Students
Subject CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citation: BOMFIM, Alexsandra Santos. A percepção dos discentes do curso de Secretariado Executivo da UFS quanto à contribuição profissional das Atividades Complementares. 2019. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12199
Appears in Collections:Secretariado Executivo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexsandra_Santos_Bomfim.pdf523,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.