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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12215
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Mello, Luiz Adolfo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T21:48:45Z | - |
dc.date.available | 2019-10-29T21:48:45Z | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12215 | - |
dc.description.abstract | Apresenta-se aqui a versão mais atual da teoria da transposição didática (TD) que engloba e sintetiza a teoria de Chevallard (1991), a Teoria Cognitiva da Ciência (TCC) e Modelos Mentais de Jhonson-Laird (1980). Faz-se uma breve revisão da teoria de Chevallard e expõe a generalização dessa teoria pelo Autor segundo os trabalhos de Izquierdo-Aymerich (2003). Isto é, propõe-se aqui uma teoria para se estudar a maneira como o conhecimento científico original é transposto ao conhecimento escolar, ou seja, às teorias e aos modelos didáticos. Isto é, apresenta-se uma teoria para se realizar a analise de como o conhecimento produzido nas ‘esferas acadêmicas’ se modificam, se adaptam, se simplificam e se consolidam como saberes a serem ensinados em sala de aula. Apresentamos as características que definem a razão de um determinado saber estar presente nos livros textos como definido nos trabalhos de Chevallard (1982), Brockington (2005) e outros e complementando o trabalho deles propomos regras que definam como uma DT deva ocorrer ou ser realizada. Apresentamos a teoria de Brousseau para a transposição didática em sala de aula ou interna, ou seja, o que ele denomina de contrato didático e situação didática. | por |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.subject | Didactic transposition | eng |
dc.subject | Scientific paradigm | eng |
dc.subject | School scientific activity | eng |
dc.subject | The textbook analysis | eng |
dc.subject | Didactic situation | eng |
dc.subject | Transposição didática | por |
dc.subject | Paradigma científico | por |
dc.subject | Atividade científica escolar | por |
dc.subject | Análise do livro didático | por |
dc.subject | Situação didática | por |
dc.title | A propose of rules defining as a didactic transposition should occur or be achieved - the generalized didactic transposition theory | pt_BR |
dc.title.alternative | Uma proposta de regras que definam como uma dt deva ocorrer ou ser realizada - a teoria da transposição didática generalizada | por |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | .We present the most current version of the theory of didactic transposition that encompasses and synthesizes the theory of Chevallard (1991), the Cognitive Theory of Science (CTS) and Mental Models of Jhonson-Laird (1980). It is made here a brief review of Chevallard theory and exposes the generalization of this theory by the De Mello according to the work of Izquierdo-Aymerich (2003). That is, it is proposed here a theory to study how the scientific knowledge (the original scientific models) is transposed to the didactic models. That is, to analyze how the knowledge produced in the 'academic environment' change, adapt, simplify and consolidate as knowledge to be taught in the classroom. We present the characteristics that define the reason for a certain knowledge to be present in textbooks as defined in the work of Chevallard (1982), Brockington (2005) and others and complementing their work we propose rules that define how a DT should occur or be performed. We present Brousseau's theory for didactic transposition in the classroom or intern, that is, what he calls the didactic contract and didactic situation. | pt_BR |
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