Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMello, Luiz Adolfo de-
dc.date.accessioned2019-10-29T21:56:55Z-
dc.date.available2019-10-29T21:56:55Z-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12217-
dc.description.abstractWe will present here the Knowledge Theory (KT) along with one of its possible research methodologies. That is, together with concept mapping as an algorithmic language (CMA). That is, at the moment that a given author produces a given text or hypertext, be an educational text, an report, a article or scientific text, it "materializes" in a written form as a set of ideas, hypotheses, explanatory models, theory and/or experimental facts. All this implied in its most general form. In this moment we have the occurrence of an "educational fact." It is proposed here that a theory of Knowledge Transposition or Didactic Transposition, provided with a research methodology and based on pedagogical facts constitutes a branch of the social sciences. That this new theory, the "Theory of Knowledge", can be easily generalized to other forms of knowledge.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTeoria do Conhecimentopor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectMapeamento conceitualpor
dc.subjectMetodologia científicapor
dc.subjectTheory of Knowledgeeng
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.subjectConcept mappingeng
dc.subjectScientific methodologyeng
dc.titleMapping concepts and knowledge transposition: the appearance of a new branch of social sciencespt_BR
dc.title.alternativeMapeamento de conceitos e a transposição do conhecimento científico: o surgimento de um novo ramo das ciências sociaispor
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoVamos apresentar a Teoria do Conhecimento (TC) junto com uma de suas possíveis metodologias de pesquisa. Isto é, junto com mapeamento conceitual como uma linguagem algorítmica (CMA). Tem se que no momento que um dado autor produz um determinado texto ou hipertexto, seja esse um texto didático, um artigo, uma reportagem ou texto científico esse “materializa” na forma escrita, subentendido na sua forma mais geral, em um conjunto de ideias, hipóteses, modelos explicativos, teoria e/ou fatos experimentais. Nesse momento temos a ocorrência de um “fato pedagógico”. Propõe-se aqui que uma teoria da Transposição do Conhecimento ou da Transposição Didática, munida de uma metodologia de pesquisa e baseada em fatos pedagógicos se constitui em um ramo das ciências sociais. Que essa nova teoria, a “Teoria do Conhecimento”, pode ser facilmente generalizada às outras formas de conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:DFI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MapeamentoConceitosTransposicaoConhecimentoCientifico.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.