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dc.contributor.authorMello, Luiz Adolfo de-
dc.date.accessioned2019-10-29T22:01:42Z-
dc.date.available2019-10-29T22:01:42Z-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12218-
dc.description.abstractVamos apresentar a Teoria do Conhecimento Científico (TCC) junto com uma de suas possíveis metodologias de pesquisa. Isto é, junto com mapeamento conceitual como uma linguagem algorítmica (CMA). Tem se que no momento que um dado autor produz um determinado texto ou hipertexto, seja esse um texto didático, um artigo, uma reportagem ou texto científico esse “materializa”, subentendido na sua forma mais geral, em um conjunto de ideias, hipóteses, modelos explicativos, uma teoria e/ou fatos experimentais na forma escrita. Nesse momento temos a ocorrência de um “fato pedagógico”. Propõe-se aqui que uma teoria da Transposição do Conhecimento ou da Transposição Didática, munida de uma metodologia de pesquisa e baseada em fatos pedagógicos se constitui em um ramo das ciências sociais. Que essa nova teoria, a “Teoria do Conhecimento Científico”, pode ser facilmente generalizada às outras formas de conhecimento.por
dc.languageengpt_BR
dc.subjectTheory of Knowledgeeng
dc.subjectScientific knowledgeeng
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.subjectConcept mappingeng
dc.subjectScientific methodologyeng
dc.subjectTeoria do Conhecimentopor
dc.subjectConhecimento científicopor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectMapeamento conceitualpor
dc.subjectMetodologia científicapor
dc.titleConcept maps and the theory of scientific knowledge: the appearance of a new branch of social sciencespt_BR
dc.title.alternativeMapeamento de conceitos e a transposição do conhecimento: o surgimento de um novo ramo das ciências sociaispor
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoWe will present here the Scientific Knowledge Theory (SKT) along with one of its possible research methodologies. That is, together with concept mapping as an algorithmic language (CMA). That is, at the moment that a given De Mello produces a given text or hypertext, to be this an educational text, an report, a article or scientific text he "materializes" a set of ideas, hypotheses, explanatory models, theory and/or experimental facts in a written form, implied in its most general form. In this moment we have the occurrence of an "educational fact." It is proposed here that a theory of Knowledge Transposition or Didactic Transposition, provided with a research methodology and based on pedagogical facts constitutes a branch of the social sciences. That this new theory, the "Theory of Scientific Knowledge", can be easily generalized to other forms of knowledge.pt_BR
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