Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMello, Luiz Adolfo de-
dc.date.accessioned2019-10-30T18:57:26Z-
dc.date.available2019-10-30T18:57:26Z-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12246-
dc.description.abstractVamos apresentar a Teoria do Conhecimento Científico (TCC) junto com uma de suas possíveis metodologias de pesquisa. Isto é, junto com mapeamento conceitual como uma linguagem algorítmica (CMA). Tem se que no momento que um dado autor produz um determinado texto ou hipertexto, seja esse um texto didático, um artigo, uma reportagem ou texto científico esse “materializa”, subentendido na sua forma mais geral, em um conjunto de ideias, hipóteses, modelos explicativos, uma teoria e/ou fatos experimentais na forma escrita. Nesse momento temos a ocorrência de um “fato pedagógico”. Propõe-se aqui que uma teoria da Transposição do Conhecimento ou da Transposição Didática, munida de uma metodologia de pesquisa e baseada em fatos pedagógicos se constitui em um ramo das ciências sociais. Que essa nova teoria, a “Teoria do Conhecimento Científico”, pode ser facilmente generalizada às outras formas de conhecimento.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTheory of Knowledgepor
dc.subjectScientific knowledgepor
dc.subjectDidactic transpositionpor
dc.subjectConcept mappingpor
dc.subjectScientific methodologypor
dc.titleConcept maps and the theory of scholar scientific knowledgept_BR
dc.title.alternativeMapeamento de conceitos e a transposição do conhecimento acadêmicopor
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoWe will present here the Scientific Knowledge Theory (SKT) along with one of its possible research methodologies. That is, together with concept mapping as an algorithmic language (CMA). That is, at the moment that a given author produces a given text or hypertext, to be this an educational text, an report, a article or scientific text he "materializes" a set of ideas, hypotheses, explanatory models, theory and/or experimental facts in a written form, implied in its most general form. In this moment we have the occurrence of an "educational fact." It is proposed here that a theory of Knowledge Transposition or Didactic Transposition, provided with a research methodology and based on pedagogical facts constitutes a branch of the social sciences. That this new theory, the "Theory of Scientific Knowledge", can be easily generalized to other forms of knowledge.pt_BR
Appears in Collections:DFI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCKnowledgeTransposition.pdf925,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.