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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Juliete de Santana Passos-
dc.contributor.authorSouza, Maria Carolina santos-
dc.contributor.authorCunha, Maria Larisse de Jesus Santana-
dc.contributor.authorSantos, Gabriel C.-
dc.contributor.authorLima, Maria Emily M.-
dc.contributor.authorSantos, Robson M.-
dc.contributor.authorRamos, Willamis Tenório-
dc.contributor.editorSilveira, Juliete de Santana Passos-
dc.contributor.illustratorSilveira, Juliete de Santana Passos-
dc.date.accessioned2019-10-30T18:57:39Z-
dc.date.available2019-10-30T18:57:39Z-
dc.date.issued2019-10-16-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12247-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEscolapor
dc.titleSaúde x resíduos sólidos: criando agentes multiplicadores na escola - um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Magna Galvão-
dc.description.resumoIntrodução: Odescarte inadequado dos Resíduos Sólidos (RS) é um grande desafio nos centros urbanos e vêm se tornando um grande problema de Saúde Pública no século XXI. No Brasil, mais de 70% dos municípios descartam de forma inadequada seus RS, com destaque para as regiões norte enordeste. A incorreta disposição final dos RS provoca poluição do solo, das águas, e do ar. Além disso, serve como habitat para a proliferação de vetores de doenças, como por exemplo, do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, dafebre de chikungunya e da febre pelo Zika vírus.Dessa forma, é de extrema importância o desenvolvimento de medidas de conscientização acerca desta problemática, sendo a escola o ambiente ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma ação de extensão realizada na escola Pedro Batista Prata no município de Lagarto-Se. Objetivos: Sensibilizar discentes e docentesacerca da problemática do destino incorreto dos resíduos sólidos e capacitá-los a atuarem como agentes multiplicadores na escola, na família e na comunidade. Oferecer oficinas de reaproveitamento de diversos RS e reciclagem de papel.Metodologia:foram realizadas palestras de sensibilização e oficinas de reaproveitamento e reciclagem de materiais com os alunos. Além disso, foi apresentada uma peça teatral com a presença da personagem do mosquito da dengue para debater sobre a doença.Resultados: os escolares participaram ativamente da palestra e refletiram bastante acerca das consequências do descarte inadequado dos RS. Por meiodas oficinas, desenvolveram mais habilidades e criatividade para reaproveitar diversos materiais. Durante o teatro conseguiram relacionar a proliferação do mosquito com o lixo a céu aberto.Conclusão:As atividades lúdicas realizadas nesta ação permitiram aos alunos refletirem e experimentarem na prática formas de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido cotidianamente. Palavras-chave: resíduos sólidos; saúde; educação ambiental; escola.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Daniela Raguer Valadão de-
dc.contributor.coordenadorPeixoto, Magna Galvão-
dc.description.localLagartopt_BR
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