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dc.contributor.authorBomfim, Luciana dos Santos-
dc.date.accessioned2019-10-30T21:59:46Z-
dc.date.available2019-10-30T21:59:46Z-
dc.date.issued2019-04-16-
dc.identifier.citationBOMFIM, Luciana dos Santos. Êxtases do eu em um mundo dilacerado : uma análise estético-religiosa da poesia anjosiana. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12259-
dc.description.abstractThis dissertation presents an aesthetic-religious analysis of the poetry of Brazilian poet Augusto dos Anjos in his single work entitled Eu, based on Paul Tillich's theology of art. The research problematization starts with the characterization of the lyrical subject as a theme of itself, that is, a subject that, by assuming its lyric ecstatic condition, expresses the reality in which it is inserted and thus understands its existence in the world. The title Ecstasies of the self in a torn world: an aesthetic-religious analysis of Augusto dos Anjos’ poetry deals with this complex relationship between self and world in poetry, bringing up to the core of the question the dichotomy of language between subjectivity and objectivity as a vector of artistic creativity and hermeneutics of the human condition. The objective of the first chapter is to identify and describe Anjos’ work for the purpose of constructing and introducing the object of study through the poet's critical fortune and characterization of the lyrical subject in Anjos. Through defined theoretical references, the second chapter establishes the mediations for the aesthetic-religious analysis of Anjos’ poetry in relation to Paul Tillich’s theology of art. Finally, in the third chapter, we present an analysis of selected poems of Eu in the light of the relation between theology and literature from the perspective of the proposed problematization. In the face of the presented objectives, therefore, we propose that Anjos’ poetry be understood as a cultural production that accomplishes a symbolic mediation between the existence and the real and, through this relation, allows the poetic fulfilling and expression of what Tillich defines as unconditionality of meaning.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectEstética na literaturapor
dc.subjectArte e religiãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectArte e literaturapor
dc.subjectAugusto dos Anjospor
dc.subjectPaul Tillichpor
dc.subjectSujeito líricopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectTeologia da artepor
dc.subjectLyrical subjecteng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectReligioneng
dc.subjectTheology of arteng
dc.titleÊxtases do eu em um mundo dilacerado : uma análise estético-religiosa da poesia anjosianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Joe Marçal Gonçalves dos-
dc.description.resumoA presente dissertação realiza uma análise estético-religiosa da poesia do poeta paraibano Augusto dos Anjos na sua obra única – intitulada Eu –, partindo da teologia da arte de Paul Tillich. A problematização parte da caracterização do eu lírico como tema de si mesmo, ou seja, um eu que, assumindo liricamente uma condição extática, expressa a realidade na qual está inserido e dessa maneira, compreende a sua existência no mundo. O título Êxtases do Eu em um mundo dilacerado: uma análise estético-religiosa da poesia anjosiana, trata dessa complexa relação entre eu e mundo a partir da poesia, trazendo para o cerne da questão a dicotomia da linguagem entre subjetividade e objetividade, como um vetor de criatividade artística e hermenêutica da condição humana. Estruturalmente, o objetivo do primeiro capítulo, é identificar e descrever a obra anjosiana visando a construção e introdução do objeto de estudo, por meio da fortuna crítica do poeta e caracterização do eu lírico em Anjos. O segundo capítulo estabelece, por meio dos referenciais teóricos definidos, as mediações para a análise estético-religiosa da poesia anjosiana em relação à teologia da arte de Paul Tillich. Finalmente, no terceiro capítulo, apresenta-se uma análise dos poemas do Eu à luz da relação teologia e literatura na perspectiva da problematização proposta. Considera-se para os objetivos apresentados, portanto, que a poesia anjosiana seja compreendida enquanto produção cultural que realiza uma mediação simbólica entre a existência e o real, e que por meio dessa relação, permite a realização e a expressão poética do que Tillich define como incondicionalidade de sentido.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências da Religiãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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