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dc.contributor.authorSantos, Evando Marcos dos-
dc.date.accessioned2019-10-31T18:58:51Z-
dc.date.available2019-10-31T18:58:51Z-
dc.date.issued2016-05-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Evando Marcos dos. Monotongação e escrita no ensino fundamental menor. 2016. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12291-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMonotongação na escritapor
dc.subjectVariação linguísticapor
dc.subjectEnsino de línguapor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEscritapor
dc.titleMonotongação e escrita no ensino fundamental menorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Mariléia Silva dos-
dc.description.resumoO presente estudo confronta, com base na Fonologia de uso e na teoria da variação e mudança linguística, as variáveis linguísticas - classe de palavras, tonicidade da sílaba, contexto fonológico anterior e posterior - e extralinguísticas - localidade geográfica, faixa etária, escolaridade e sexo - condicionantes da representação do processo de monotongação dos ditongos decrescentes orais [aj, ej, ow], na produção textual escrita de crianças que residem em Itabaiana/SE e que estudam a primeira etapa do Ensino Fundamental em escolas públicas rurbanas e urbanas, a fim de verificar se os alunos residentes em bairros rurbanos são, nesta etapa escolar, mais suscetíveis ao uso da escrita monotongada. Trata-se da escrita de palavras com representação muito próxima das falas destas crianças, como em [bejjo ~bejo] e [rowpa ~ ropa], por exemplo. A monotongação, na modalidade oral da língua, refere-se à redução do ditongo à vogal simples ou pura, por um processo de assimilação completa. Em relação aos resultados, os dados foram coletados no segundo semestre de 2015 por meio de produções escritas (ditado mudo e lacunado) obtidas de alunos do terceiro ao quinto ano, foram coletados em quatro escolas públicas, sendo duas rurbanas e duas urbanas. Este cotejamento pretende auxiliar o professor no desenvolvimento de metodologias de ensino do sistema ortográfico do português brasileiro que levem em consideração o local de origem da criança. Os resultados evidenciam que o nível de escolarização favorece o refreamento da representação da monotongação tanto na zona rurbana quanto na urbana (centro): quanto maior o grau de escolaridade do alfabetizando, menor será a ocorrência da escrita monotongada.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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