Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12343
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A arte de contar histórias como ferramenta na formação de leitores na Biblioteca Pública Infantil de Sergipe : projetos implantados de 2007 a 2018
Autor(es): Stocker, Claudia Teresinha
Data do documento: 29-Jul-2019
Orientador: Fialho, Janaina
Resumo: A proposição de estudo sobre a contação de histórias como ferramenta na formação de leitores em bibliotecas públicas, mais especificamente em Bibliotecas Infantis, objetivou o presente trabalho de modo a mostrar que ações permamentes e bem coordenadas, podem contribuir para o uso constante das bibliotecas públicas, que são vistas até hoje, pela maioria da sociedade, como depósito de livros velhos. Porém a realidade da biblioteca pública do século XXI vai de encontro aos antigos rótulos. A biblioteca hoje pode ser vista como um polo cultural a serviço da comunidade na qual está inserida. Trazer para as páginas deste estudo o fazer da Biblioteca Pública Infantil de Sergipe no período de 2007 a 2018, é deixar o registro histórico de um período onde a biblioteca mais esteve em evidência, tornando-se um referência no Estado e fora dele. Sob a gestão de um profissional Bibliotecário e com a implantação de projetos permamentes de incentivo a leitura, a biblioteca infantil mostrou que o espaço Biblioteca Pública pode contribuir com o desenvolvimento do potencial criativo e crítico das crianças, professores, servidores e demais frequentadores do espaço. A contação de histórias e mediação de leitura são atividades transformadoras que despertam no público adulto e infantil o gosto pela literatura e o contato permamente com os livros.
Abstract: The purpose of this paper is to show that a study on Storytelling as a tool for the training of readers in public libraries, specifically in Children's Libraries, aimed to show that permissive and well-coordinated actions can contribute to the constant use of public libraries, which are seen until today, by the majority of the society, like deposit of old books. But the reality of the public library of the 21st century goes against the old labels. The library today can be seen as a cultural hub serving the community in which it is embedded. To bring to the pages of this study the making of the Children's Public Library of Sergipe from 2007 to 2018, is to leave the historical record of a period where the library was most evident, becoming a reference in the State and abroad. Under the management of a professional librarian and with the implementation of permitting projects to encourage reading, the children's library showed that the Public Library space can contribute to the development of the creative and critical potential of children, teachers, employees and the people wo was going to that space. Storytelling and reading mediation are transformative activities that awaken in the adult and children, the taste for literature and the permanent contact with books.
Palavras-chave: Contação de histórias
Formação de Leitores
Biblioteca pública
Biblioteca Pública Infantil de Sergipe
Biblioteca infantil
Contação de histórias
Mediação de leitura
Bibliotecário-gestor
Children's library
Sergipe Children’s Public Library
Storytelling
Mediation of reading
Librarian-manager
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: STOCKER, Claudia Teresinha. A arte de contar histórias como ferramenta na formação de leitores na Biblioteca Pública Infantil de Sergipe : projetos implantados de 2007 a 2018. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12343
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA_TERESINHA_STOCKER.pdf3,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.