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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Edla Irineia-
dc.date.accessioned2019-11-11T19:01:10Z-
dc.date.available2019-11-11T19:01:10Z-
dc.date.issued2018-04-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Edla Irineia. Variações fonéticas : marcas da oralidade em textos escritos de alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental. 2018. 37 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12366-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFonéticapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectOralidade na literaturapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLinguagem oralpor
dc.subjectMarcas de oralidadepor
dc.subjectOcorrências fonéticaspor
dc.titleVariações fonéticas : marcas da oralidade em textos escritos de alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Derli Machado de-
dc.description.resumoA língua falada e a escrita são meios de comunicação muito importantes em meio à sociedade; sabemos que a linguagem oral é adquirida no nosso convívio com a comunidade em que nascemos e que está relacionada de forma direta ao contexto sociocultural em que a pessoa está inserida; já a escrita, por sua vez, é inserida na nossa vida a partir do momento em que iniciamos a vida escolar e passamos a ter conhecimento da norma culta. A oralidade diferencia-se muito da escrita, pois traz várias características próprias na sua reprodução. A presente pesquisa foi embasada teoricamente em: Antunes (2003), Bagno (1999; 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Cagliari (1996), Marcuschi (2005), Labov (2008), entre outros teóricos que explanam sobre aspectos como oralidade e escrita, variações linguísticas e questões sociolinguísticas. Partindo desse pressuposto de linguagem falada e sua influência sobre a escrita, o objetivo principal deste trabalho é analisar textos escritos de alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental de uma escola situada na zona rural de Itabaiana SE. Como processo metodológico colhemos dados por meio de narrativas, com tema proposto pelo próprio professor da classe, para buscar ocorrências fonéticas e principais marcas da oralidade presentes nos textos desses discentes. Notamos que fica evidente que alguns dos alunos ainda não conseguem diferenciar a linguagem oral da escrita, principalmente na turma do 6° ano, por se tratar de uma turma com crianças com menos idade, deixando o professor com a responsabilidade de trabalhar algumas atividades que possam melhorar e tentar fazer com que os alunos entendam a diferenciação dessas duas linguagens, não deixando que os estudantes entendam que sua linguagem oral não é correta.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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