Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Edla Irineia | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T19:01:10Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T19:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Edla Irineia. Variações fonéticas : marcas da oralidade em textos escritos de alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental. 2018. 37 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12366 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Fonética | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Oralidade na literatura | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Linguagem oral | por |
dc.subject | Marcas de oralidade | por |
dc.subject | Ocorrências fonéticas | por |
dc.title | Variações fonéticas : marcas da oralidade em textos escritos de alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Derli Machado de | - |
dc.description.resumo | A língua falada e a escrita são meios de comunicação muito importantes em meio à sociedade; sabemos que a linguagem oral é adquirida no nosso convívio com a comunidade em que nascemos e que está relacionada de forma direta ao contexto sociocultural em que a pessoa está inserida; já a escrita, por sua vez, é inserida na nossa vida a partir do momento em que iniciamos a vida escolar e passamos a ter conhecimento da norma culta. A oralidade diferencia-se muito da escrita, pois traz várias características próprias na sua reprodução. A presente pesquisa foi embasada teoricamente em: Antunes (2003), Bagno (1999; 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Cagliari (1996), Marcuschi (2005), Labov (2008), entre outros teóricos que explanam sobre aspectos como oralidade e escrita, variações linguísticas e questões sociolinguísticas. Partindo desse pressuposto de linguagem falada e sua influência sobre a escrita, o objetivo principal deste trabalho é analisar textos escritos de alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental de uma escola situada na zona rural de Itabaiana SE. Como processo metodológico colhemos dados por meio de narrativas, com tema proposto pelo próprio professor da classe, para buscar ocorrências fonéticas e principais marcas da oralidade presentes nos textos desses discentes. Notamos que fica evidente que alguns dos alunos ainda não conseguem diferenciar a linguagem oral da escrita, principalmente na turma do 6° ano, por se tratar de uma turma com crianças com menos idade, deixando o professor com a responsabilidade de trabalhar algumas atividades que possam melhorar e tentar fazer com que os alunos entendam a diferenciação dessas duas linguagens, não deixando que os estudantes entendam que sua linguagem oral não é correta. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edla_Irineia_Santos.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.