Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMello, Luiz Adolfo de-
dc.date.accessioned2019-11-18T20:50:28Z-
dc.date.available2019-11-18T20:50:28Z-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12392-
dc.description.abstractAtravés do referencial teórico da teoria cognitiva da ciência e usando Mapas Conceituais faremos o estudo de como os modelos científicos, na sua forma original, são transpostos aos modelos didáticos. Isto é, se fará a analise de como o conhecimento produzido nas ‘esferas acadêmicas’ se modificam, se adaptam, se simplificam e se consolidam como saberes a serem ensinados em sala de aula. Abordaremos aqui o tópico da Física denominado Efeito Fotoelétrico. Analisaremos os conceitos principais usados por Albert Einstein (1905) no desenvolvimento da teoria do Efeito Fotoelétrico e como estes foram transcritos, filtrados e elaborados nos livros textos confeccionados para o curso profissionalizante de bacharel em Física, para o ciclo básico do curso universitário e para o ensino médio. Ou seja, como os oito (8) capítulos de seu artigo se condensam em uma única seção nos livros textos do ensino médio. Usaremos aqui Mapeamento Conceitual (CM) para analisarmos como ocorre a transposição didática desta teoria, no sentido generalizado por Izquierdo-Aymerich (2003) e sintetizado por de Mello (2015a) da teoria de Chevallard (1991). Analisaremos, usando como referencial teórico a Teoria cognitiva da Ciência [Nersessian, 1992; Jhonson-Laird, 1980], como o fato da teoria para o Efeito Fotoelétrico ter sido proposta antes que o paradigma da Mecânica Quântica ter sido estabelecido afetou a construção epistemológica desse artigo e como este fato foi transposto aos livros didáticos. Consolidaremos aqui a versão mais atual da teoria da transposição didática que engloba (sintetiza) a teoria de Chevallard, a teoria cognitiva da ciência e modelos mentais de Jhonson-Laird. Confirmaremos aqui que CM são para a análise da construção conceitual de qualquer teoria o equivalente da linguagem estruturada é para a programação.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectConceptual mapseng
dc.subjectMental modelseng
dc.subjectCognitive science theoryeng
dc.subjectRelational thinkingeng
dc.subjectTeacher reflectionseng
dc.subjectTextbook analysiseng
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectModelos mentaispor
dc.subjectTeoria cognitiva da ciênciapor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.titleThe use of concept maps in the evaluation of cognitive models of science: the photoelectric effectpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoUsing the theoretical framework of cognitive theory of science and using conceptual mapping will do the study of how original scientific models are transposed to the didactic models. This is, to analyze how the knowledge produced in the 'academic spheres' is modified, adapted, simplified and consolidate as knowledge to be taught in the classroom. Here we study the topic of physics called photoelectric effect. We will review the main concepts used by Albert Einstein (1905a) in the development of the theory of the photoelectric effect and how they were transcribed, filtered and drawn up in textbooks made for the academic course of Bachelor of Science in Physics, for the basic cycle of university course and for high school. That is, how the eight (8) chapters of his article condense in a single section in high school textbooks. We will use here Concept Map to analyze how does the didactic transposition of this theory in the generalized sense by Izquierdo-Aymerich (2003) and synthesized by de Mello (2015a) of Chevallard theory (1985). We analyze, using as a theoretical framework the cognitive science theory [Nersessian, 1992; Jhonson-Laird, 1980] as the fact of the theory for the photoelectric effect have been proposal before the paradigm of quantum mechanics have been established affected the epistemological construction of that article and how this fact was transposed to textbooks. Here we will consolidate the most current version of the theory of didactic transposition that encompasses (synthesizes) the theory of Chevallard, cognitive theory of science and mental models of Jhonson-Laird. We will confirm here that CM is for the analysis of conceptual construction of any theory the equivalent of structured language is for programming.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DFI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UseCMEvaluation.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.