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dc.contributor.authorNascimento, Ilayne Santos-
dc.date.accessioned2019-11-20T22:43:08Z-
dc.date.available2019-11-20T22:43:08Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ilayne Santos. A percepção dos docentes sobre a qualidade do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão. 2019. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12415-
dc.description.abstractDue to the importance of professor in the professional education of the students and the quality of undergraduate programs, the purpose of this study is to investigate the professors’ perception about the quality of the Management undergraduate program at the Federal University of Sergipe/Campus São Cristóvão. Regarding the methodological procedures, it is an exploratory and descriptive field research, based on a qualitative approach. The instrument used for data collection was a semistructured interview script, based on seven quality dimensions related to educational services. The interviews were conducted with seven professors from each field of study of the program, being recorded, transcribed and, subsequently, analyzed using the method of interpretation of the senses. The professors recognize that the program still has numerous deficiencies that may have negative consequences on its quality and, consequently, on the professional training of their graduates. Items such as: the use of outdated teaching methodologies, teaching of contents that do not match the reality of manager's professional performance, and inadequate/insufficient physical infrastructure are determinant for the sharp decline in assessments that measure the quality of the program, conducted by the Brazilian Ministry of Education (MEC). The analysis of the interviews revel that although the professors state, in general, that the program has a satisfactory level of quality, it is still far from the professors' expectations, considering that numerous shortcomings are pointed out in the program. We understood that professors need to review the concepts of quality and what factors are necessary for an undergraduate program to be well evaluated. Since the negative points mentioned by the interviewees outnumber the positive points related to the program, we understood that the quality of the program needs to evolve a lot and such negative points have impacts on the results obtained in the MEC evaluations.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectAvaliação do ensino superiorpor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectServiços educacionaispor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectCampus de São Cristóvão (UFS)por
dc.subjectHigher education evaluationeng
dc.subjectManagement educationeng
dc.subjectQuality managementeng
dc.subjectEducational serviceseng
dc.titleA percepção dos docentes sobre a qualidade do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Felipe Guilherme-
dc.description.resumoConsiderando a importância da atuação dos professores na formação profissional dos estudantes e na qualidade dos cursos de graduação, esta pesquisa buscou investigar a percepção dos docentes sobre a qualidade do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão. Em relação aos procedimentos metodológicos, tem-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado com base em sete dimensões da qualidade relacionadas aos serviços educacionais. As entrevistas foram conduzidas com sete docentes efetivos de cada área de estudo do curso, sendo gravadas, transcritas e, posteriormente, analisadas utilizando o método de interpretação dos sentidos. Foi identificado que os docentes reconhecem que o referido curso ainda possui inúmeras deficiências que podem ter reflexos negativos na qualidade do ensino e, consequentemente, na formação profissional dos seus egressos. Fatores como: utilização de metodologias defasadas de ensino, ensino de conteúdos que não condizem com a realidade da atuação profissional do administrador e infraestrutura inadequada/insuficiente são determinantes para o acentuado declínio nas avaliações que mensuram a qualidade do curso realizadas pelo MEC. A partir da análise das entrevistas, concluiu-se que, apesar de afirmarem, no geral, que o curso é de qualidade, esta ainda está distante da própria expectativa dos docentes, tendo em vista que são apontadas inúmeras deficiências no curso. Nesse sentido, entende-se que os docentes precisam rever os conceitos de qualidade e quais os fatores necessários para que um curso de graduação seja bem avaliado neste quesito. Uma vez que os pontos negativos mencionados pelos entrevistados superam em quantidade os pontos positivos do curso, entende-se que a qualidade do curso precisa evoluir muito e tais pontos negativos trazem impactos aos resultados obtidos nas avaliações do MEC.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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