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Document Type: Monografia
Title: Cooperação, competição e coopetição nas relações entre lojistas de um aglomerado de varejo em Aracaju (SE)
Authors: Bispo, Everiline de Souza
Issue Date: 30-Aug-2019
Advisor: Silva, Rosângela Sarmento
Resumo : O advento da globalização, a velocidade nos avanços tecnológicos e a facilidade nas trocas de informações tornou o capitalismo dinâmico e instável, exigindo das empresas novas formas de se manterem competitivas buscando sempre novas vantagens de mercado. Essas mudanças ocasionaram alterações inclusive nas relações interfirmas. Considerando esses aspectos, realizou-se esse estudo visando a compreensão e percepção dos paradigmas da cooperação, competição e coopetição existente nas relações interorganizacionais, sendo que o objetivo dessa pesquisa foi identificar os fatores formadores da cooperação/colaboração, competição e coopetição existente entre lojistas alimentícios do Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, considerado um cluster planejado na cidade de Aracaju - SE. Para isso, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza quantitativa por meio da Análise Fatorial Exploratória - AFE com base na pesquisa de Silva (2016). O instrumento foi aplicado a 120 lojista pertencentes ao cluster. Como resultado, no construto cooperação/colaboração foi identificado dois fatores: Ações Conjuntas (AC) e Troca de Informações (TI). Quanto ao construto competição, foi identificado três fatores: Concorrência (CONC), Comportamento Oportunista (CO) e Competitividade do Aglomerado (CA). Por fim, no construto coopetição identificou-se quatro fatores, tais como: Localização (LOC), Desenvolvimento da empresa (DE), Colaboração (COL) e Relacionamentos Interorganizacionais (RIOS). Foi possível concluir que, os desfechos desse estudo trazem considerações importantes a serem estudadas nas aglomerações de varejos planejadas no que se refere tanto à teoria, quanto em termos práticos. Assim, os resultados são subsídios para a ascensão das pesquisas acerca da cooperação, competição e coopetição, em relação aos novos formatos organizacionais, neste caso os clusters varejistas planejados.
Abstract: The advent of globalization, the speed of technological advances and the ease of information exchange made capitalism dynamic and unstable, requiring companies new ways to remain competitive, always seeking new market advantages. These changes also led to changes in interfirm relationships. Considering these aspects, this study was conducted to understand the paradigms of cooperation, competition and coopetition existing in interorganizational relations, and the objective of this research was to identify the factors that form cooperation/collaboration, competition and coopetition among food retailers of the Maria Virgínia Leite Franco Municipal Market, considered a planned cluster in the city of Aracaju - SE. For this, a descriptive study of quantitative nature was developed through Exploratory Factor Analysis - AFE based on the research by Silva (2016). The instrument was applied to 120 tenants belonging to the cluster. As a result, the cooperation/collaboration construct identified two factors: Joint Actions (AC) and Information Exchange (TI). Concerning the competition construct, three factors were identified: Competition (CONC), Opportunistic Behavior (CO) and Cluster Competitiveness (CA). Finally, the coopetition construct identified four factors, such as: Location (LOC), Company Development (DE), Collaboration (COL) and Interorganizational Relations (RIOS). It was possible to conclude that, the outcomes of this study bring important considerations to be studied in the planned retail agglomerations regarding both theory and practice. Thus, the results are subsidies for the rise of research on cooperation, competition and coopetition, in relation to the new organizational formats, in this case the planned retail clusters.
Keywords: Administração
Ensino de administração
Aglomerados varejistas
Clusters
Coopetição
Aracaju (SE)
Retail clusters
Clusters
Coopetition
Varejo
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citation: BISPO, Everiline de Souza. Cooperação, competição e coopetição nas relações entre lojistas de um aglomerado de varejo em Aracaju (SE). 2019. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12417
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