Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12453
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Gestão Democrática : desafios e perspectivas, um estudo de caso em duas escolas do município de Pinhão-SE |
Autor(es): | Santos, Isa Carla Bispo dos |
Data do documento: | 27-Mai-2019 |
Orientador: | Oliveira, João Paulo Gama |
Resumo: | A Gestão Democrática na escola pública é o foco desta pesquisa, foram escolhidas duas escolas da cidade de Pinhão/SE, o Colégio Municipal Cônego João Lima Feitosa e o Colégio Estadual Professor Genaro Dantas Silva como campo empírico do estudo. O objetivo geral consiste em analisar qual a visão dos gestores escolares sobre a gestão democrática. Os objetivos específicos são: discutir sobre alguns desafios que as escolas enfrentam para implantar a gestão democrática; analisar as ações que caracterizam a inserção da Gestão Democrática nas escolas em estudo e compreender o conceito de gestão a partir de clássicos da área. A metodologia utilizada consiste na abordagem qualitativa, caracterizada pela pesquisa de campo, documental e pelas técnicas de questionário sendo fundamentais para o conhecimento do campo de estudo. Foi utilizado como base primordial para realização deste trabalho a Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional (LDB) lei no 9.394/96, o Plano Nacional de Educação (2014), o Plano Estadual de Educação de Sergipe (2015) e o Plano Municipal de Educação de Pinhão/SE (2015), trazendo a importância social para a democratização da educação que é estabelecida anteriormente pela Constituição Federal de 1988. Em um primeiro momento foi feito um levantamento de dados bibliográficos e o embasamento teórico de autores como: Lücke (2013), Paro (1992), e Libâneo (2013) que fundamentam a reflexão acerca da Gestão Democrática. No segundo momento apresenta-se a pesquisa de campo, com os resultados dos questionários realizados com gestores, professores e funcionários das instituições pesquisadas. Por último, as considerações finais da pesquisa destacam os desafios para implementação da Gestão Democrática em Pinhão/SE. |
Abstract: | The Democratic Management in the public school is the focus of this research, two schools of the city of Pinhão / SE, the Canonical Town College João Lima Feitosa and the State Collegio Professor Genaro Dantas Silva were chosen as the empirical field of the study. The general objective is to analyze the vision of school managers on democratic management. The specific objectives are: to discuss some of the challenges facing schools to implement democratic management; to analyze the actions that characterize the insertion of the Democratic Management in the schools under study and to understand the concept of management from classics of the area. The methodology used consists of the qualitative approach, characterized by the field research, documentary and by the questionnaire techniques being fundamental for the knowledge of the field of study. It was used as the basic basis for carrying out this work the Law of Bases and Guidelines of National Education (LDB) law no 9.394 / 96, National Education Plan (2014), Sergipe State Education Plan (2015) and the Municipal Education Plan of Pinhão / SE (2015), bringing their notoriety and social importance to the democratization of education that was established previously by the Federal Constitution of 1988. At first, a bibliographical data survey was made and the theoretical basis of authors such as: Lücke 2013), Paro (1992), and Libâneo (2013) that ground the reflection on Democratic Management. In the second moment the field research is presented, with the results of the questionnaires carried out with managers, teachers and employees of the researched institutions. Finally, the final considerations of the research highlight the challenges for implementation of Democratic Management in Pinhão / SE. |
Palavras-chave: | Educação pública Gestão democrática Ensino Legislação Escolas Public education Democratic management Legislation |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citação: | SANTOS, Isa Carla Bispo dos. Gestão democrática: desafios e perspectivas, um estudo de caso em duas escolas do município de Pinhão-SE. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12453 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isa_Carla_Bispo_Santos.pdf | 923,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.