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dc.contributor.authorBarcellos, Barbara França-
dc.date.accessioned2019-12-04T22:57:54Z-
dc.date.available2019-12-04T22:57:54Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationBARCELLOS, Barbara França. Comportamento informacional de estudantes em formação com uso das metodologias ativas de ensino aprendizagem. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12468-
dc.description.abstractThe active methodologies aim to encourage the student to learn in an autonomous and participative way. UFS adopts this methodology in all its health courses, in the Campus de Lagarto, and, in view of the research difficulties presented by students in training with the use of PBL, this research had, as a general objective, of the results obtained, present proposals on how to improve the skills and abilities for the autonomy in research of university students in training who use the active methodologies of teaching learning in the campus of Lagarto. The research data point out difficulties in accessing the specific sources (databases and types of specific studies) of the area of performance and of the abilities to carry out search strategy, with the use of Boolean operators, descriptors and search filters. The research presented, as an intervention proposal, an online research tutorial to assist in the accomplishment of bibliographic searches. With this product, the research also achieves the third specific objective, that of contributing to expand the students' abilities and competences in the information resources for decision making. The study is characterized as action research and exploratory research. A questionnaire was used to survey the degree of difficulty of searching for information in databases, thus configuring a qualitative-quantitative approach. The intervention site occurred at the Federal University of Sergipe, Professor Antônio Garcia Filho Campus, located in the municipality of Lagarto / SE.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectComportamento informacionalpor
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectBases de dadospor
dc.subjectLevantamento bibliográficopor
dc.subjectUniversity libraryeng
dc.subjectInformational behavioreng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectData baseeng
dc.subjectBibliographical surveyeng
dc.titleComportamento informacional de estudantes em formação com uso das metodologias ativas de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Telma de-
dc.description.resumoAs metodologias ativas têm por finalidade incentivar o aluno a aprender de maneira autônoma e participativa. A UFS adota em todos os seus cursos da área da saúde, no Campus de Lagarto, essa metodologia e, tendo em vista as dificuldades de pesquisa apresentadas pelos estudantes em formação com o uso do PBL, essa pesquisa teve, como objetivo geral, a partir dos resultados obtidos, apresentar propostas de como melhorar as competências e habilidades para a autonomia em pesquisa de estudantes universitários em formação que utilizam as metodologias ativas de ensino aprendizagem no campus de Lagarto. Os dados da pesquisa apontam dificuldades quanto ao acesso às fontes específicas (bases de dados e tipos de estudos específicos) da área de atuação e de habilidades para realizar estratégia de busca, com o uso dos operadores booleanos, descritores e filtros de pesquisa. A pesquisa apresentou, como proposta de intervenção, um tutorial de pesquisa online para auxiliar na realização de buscas bibliográficas. Com esse produto, a pesquisa também alcança o terceiro objetivo específico, o de contribuir para ampliar as habilidades e competências dos alunos nos recursos de informação para tomadas de decisão. O estudo caracteriza-se como pesquisa ação e pesquisa exploratória. Utilizou-se um questionário para levantamento do grau de dificuldade de busca por informação em bases de dados, configurando assim como abordagem quali-quantitativa. O local da intervenção ocorreu na Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, localizada no município de Lagarto/SE.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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