Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Dyego Anderson Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T17:53:28Z | - |
dc.date.available | 2019-12-20T17:53:28Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12507 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Desenho universal para aprendizagem no ensino das ciências ambientais : um olhar a partir de alunos com deficiência e sem deficiência | pt_BR |
dc.subject | Produto educacional | por |
dc.subject | Pessoas com deficiência | por |
dc.subject | Desenho universal para aprendizagem | por |
dc.subject | Jogos didáticos | por |
dc.title | Super trunfo geográfico: rios brasileiros | pt_BR |
dc.type | Objeto de Aprendizado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Anézia Maria Fonsêca | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é o Produto Final desenvolvido no decorrer da pesquisa que levou a Dissertação de Mestrado “DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR A PARTIR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E SEM DEFICIÊNCIA”, desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional Para Ensino das Ciências Ambientais ofertado pela Universidade Federal de Sergipe, sob a orientação da Profª. Drª. Anézia Maria Fonsêca Barbosa. A pesquisa se pautou em fornecer a base teórica constituinte do pensamento sobre a pessoa com deficiência e como isso se relaciona com o ensino para essas pessoas, por meio da instituição de uma política educacional nacional, estadual (Santa Catarina) e municipal (Florianópolis) para educação especial. Durante a pesquisa foram realizados encontros com os professores de/da educação especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe assim como os professores de Geografia daquela mesma escola para que o jogo refletisse as necessidades dos estudantes atendidos pela educação especial, bem como as necessidades institucionais. Nossa intenção é fornecer subsídios para que o docente possa encontrar na experiência relatada aqui uma sugestão de atividade que possa envolver o ensino interdisciplinar e o jogo didático aqui proposto. A aplicação da metodologia demonstrou que o uso de jogos didáticos aprofunda o entendimento construído em sala. Os resultados alcançados se mostram significativos e satisfatórios. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Ambientais (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DYEGO_ANDERSON_SILVA_PEREIRA-Produto_Educacional.pdf | 639,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.