Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerro, Marcos Batinga-
dc.date.accessioned2020-01-06T14:04:59Z-
dc.date.available2020-01-06T14:04:59Z-
dc.date.issued2017-10-06-
dc.identifier.citationFERRO, Marcos Batinga. Formação docente na perspectiva da inclusão educacional. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12512-
dc.description.abstractThis research had the purpose of analyzing the exercise of teaching in the perspective of Inclusive Education, from teachers who work in a public school located in São Cristóvão / SE. In order to achieve the objective formulated here, as far as the methodological plan was concerned, a qualitative proposal was worked out to collect the information necessary to answer the study questions. In the scope of qualitative research, the case study was chosen and, in view of the need to investigate, the Phenomenological Method approach was adopted. To collect data together with the participants, as a nuclear technique, the questionnaire was designed to be applied to eight teachers, and the interview was chosen, conducted with the director and pedagogical coordinator of the school, the locus of the research. The documentary analysis of the Political Pedagogical Project was also carried out, in order to evaluate whether the educational principles and objectives advocated by the school had conceptions that allowed the inclusion of students with disabilities. It was tried to evidence the initial training regarding the possibilities of the Courses of Pedagogy and Licenciatura to offer the indispensable knowledge to the future teacher for the work with the student with deficiency in the room of regular education. The teachers' discourses, participants in this research, portrayed deficiencies in relation to their pedagogical practice and the importance of the teaching professional to learn about Inclusive Education. The results of the study indicated the need to improve the quality of initial teacher training and the provision of human, pedagogical and material resources to assist students with disabilities, among others. The training of teachers is reiterated as one of the pillars for the construction of school inclusion in terms of human resources in working conditions so that it can be put into practice.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDeficientespor
dc.subjectAlunos com deficiênciapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectStudents with disabilitieseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.titleFormação docente na perspectiva da inclusão educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Isa Regina Santos dos-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como finalidade analisar o exercício da docência na perspectiva da Educação Inclusiva, a partir de professores que atuam em escola de ensino público situada em São Cristóvão/SE. Com o propósito de alcançar o objetivo aqui formulado, no que se refere ao plano metodológico, trabalhou-se com uma proposta de natureza qualitativa para proceder a recolha das informações necessárias para responder às questões do estudo. No âmbito da pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso e, diante do que se precisava investigar, adotou-se a abordagem do Método Fenomenológico. Para a coleta de dados juntos aos participantes, como técnica nuclear, elegeu-se o questionário que foi construído para ser aplicado a oito docentes, elegendo-se ainda a entrevista, realizada com diretora e coordenadora pedagógica da escola, lócus da pesquisa. Procedeu-se, ainda, à análise documental do Projeto Político Pedagógico, com o intuito de avaliar se os princípios e objetivos educacionais, propugnados pela escola, traziam concepções que permitiam promover a inclusão de alunos com deficiência. Procurou-se evidenciar a formação inicial no que se refere às possibilidades dos Cursos de Pedagogia e Licenciatura oferecerem os conhecimentos indispensáveis ao futuro professor para o trabalho com o aluno com deficiência na sala de ensino regular. Os discursos das docentes, participantes desta pesquisa, retrataram deficiências em relação à sua prática pedagógica e da importância do profissional da docência aprender visando à Educação Inclusiva. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de melhoria da qualidade na formação inicial dos professores e da provisão de recursos humanos, pedagógicos e condições materiais para o atendimento ao aluno com deficiência, dentre outros. Reitera-se a formação de professores como um dos pilares para a construção da inclusão escolar, em termos de recursos humanos em condições de trabalho para que ela possa ser posta em prática.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS_BATINGA_FERRO.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.