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Document Type: Tese
Title: Bits de inclusão em Sergipe : uma história da educação digital no Comitê para Democratização da Informática (1998-2011)
Authors: Nunes, Cristiane Tavares Fonseca de Moraes
Issue Date: 26-Apr-2017
Advisor: Maynard, Dilton Cândido Santos
Resumo : Este trabalho investiga a história do Comitê para Democratização da Informática (CDI) e sua atuação em Sergipe. Trata-se de um estudo sobre uma Organização não governamental (ONG), que objetivava promover a educação informal através das chamadas Escolas de Informática e Cidadania (EICs), utilizando para isso o computador, com vistas a uma inclusão digital e, por meio dela, a promoção de mudanças sociais. Nas EICs, aprender informática para obter um emprego passou a se desdobrar em outras ações, que envolveram mobilização e organização em torno do reivindicar de políticas públicas para a garantia de direitos das comunidades em que o CDI esteve inserido. A pesquisa abrange o período que vai de 1998, quando o CDI começou as atividades em Sergipe, até 2011, quando a ONG parou de funcionar no estado. O estudo foi norteado por procedimentos de história oral, no qual entrevistas foram realizadas com os atores envolvidos na construção do CDI Sergipe. Além disto, a pesquisa utilizou documentos variados, tais como: registros contábeis, monografias, jornais, atas, o projeto pedagógico, manuais e material didático elaborados pela própria ONG. Todo este material foi considerado “documento/monumento” e, assim como indica Jacques Le Goff, foram questionados, desconstruídos e pensados como elementos para a produção de uma reflexão sobre a trajetória do CDI. Ao estudar a ONG e suas EICs, a pesquisa espera ter contribuido para a incipiente historiografia da educação digital em Sergipe.
Abstract: This work investigates the history of the Center for Digital Inclusion (CDI) and his performance in Sergipe. It is a study of a non-governmental organization (NGO), which aimed to promote informal education through so-called Computer and Citizenship Schools (EICs), making use of the computer, with a view to a digital inclusion and, through it the promotion of social change. The EICs, learn computer to gain employment started to unfold in other actions, involving mobilization and organization around the claim of public policies to guarantee the rights of the communities in which the CDI has been inserted. The research covers the period from 1998, when the CDI activities started in Sergipe, until 2011, when the NGO has stopped working in the state. The study was guided by oral history procedures, in which interviews were conducted with actors involved in the construction of CDI Sergipe. In addition, the research used various documents, such as accounting records, monographs, journals, proceedings, the education program, textbooks and teaching materials prepared by the NGO itself. All this material was considered "document / monument" and thus as suggested by Jacques Le Goff, were questioned, deconstructed and thought of as elements to produce a reflection on the trajectory of CDI.
Keywords: Educação
História da educação
Inclusão digital
Tecnologia da informação
Comitê para Democratização da Informática (CDI)
Organizações Não Governamentais (ONGs)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Committee for Democratization of Informatics (CDI)
Digital inclusion
Information and Communication Technologies
Non Governmental Organizations
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: NUNES, Cristiane Tavares Fonseca de Moraes. Bits de inclusão em Sergipe : uma história da educação digital no Comitê para Democratização da Informática (1998-2011). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12517
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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