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Tipo de Documento: Monografia
Título: Nível de evidência das intervenções fisioterapêuticas para aumentar o equilíbrio de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: revisão sistemática
Autor(es): Souza, Michelle Cristina Gomes
Data do documento: 20-Mar-2019
Orientador: Tako, Karine Vaccaro
Coorientador: Schneiberg, Sheila
Resumo: Resumo : Introdução: O equilíbrio corporal consiste na manutenção do centro de gravidade dentro da base de suporte dos pés e pode apresentar-se como equilíbrio estático ou dinâmico. Para a obtenção de um equilíbrio corporal satisfatório, é necessária uma integridade anatômica e funcional dos sistemas responsáveis pela sua regulação. Em crianças e adolescentes com Paralisia cerebral, esta capacidade é reduzida, uma vez que nessa população existem diversas alterações sensório-motoras e posturais. Objetivo: Determinar o nível de evidência sobre a eficácia de intervenções fisioterapêuticas no equilíbrio de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática elaborada de acordo com as diretrizes para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA) e seguiu as recomendações da GRADE (Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluations). As bases eletrônicas Medline (PubMed), Lilacs, Cochrane e Scielo foram utilizadas para buscas. A triagem e seleção dos artigos foi realizada por dois avaliadores independentes, onde um terceiro era consultado em caso de dúvidas. Resultados: Foram identificados 247 estudos, dos quais 37 foram analisados e 10 foram incluídos na revisão sistemática. Um total de 280 participantes estiveram envolvidos, com GMFCS entre I-III, entretanto dois estudos não informaram esses dados. As intervenções foram Treino Biodex, treino de marcha antigravidade (AGT) e Realidade virtual associado com fisioterapia convencional realizadas 2 ou 3 vezes por semana, com duração média de 8 a 12 semanas, A pontuação média dos artigos incluídos para a qualidade metodológica foi de 7,2 / 10 (que varia de 6 a 9 pontos) na escala PEDro. o que caracteriza como bom a excelente ensaio clínico. Conclusão: Os resultados mostram que os sistemas de realidade virtual e outras tecnologias, junto com a fisioterapia convencional constituir-se como ferramentas úteis nas intervenções de equilíbrio em crianças e adolescentes com paralisia cerebral.
Abstract: Introduction: The body balance consists of maintaining the center of gravity within the base of the foot support and can present as a static or dynamic balance. In order to obtain a satisfactory body balance, an anatomical and functional integrity of the systems responsible for its regulation is required. In children and adolescents with cerebral palsy, this capacity is reduced, since in this population there are several sensorimotor and postural changes. Objective: To determine the level of evidence on the efficacy of physiotherapeutic interventions in the balance of children and adolescents with cerebral palsy. Methods: This is a systematic review elaborated according to the guidelines for systematic reviews and meta-analyzes (PRISMA) It has followed GRADE recommendations (Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluations). The electronic databases Medline (PubMed), Lilacs, Cochrane and Scielo were used for searches. The selection and selection of the articles was carried out by two independent evaluators, where a third party was consulted in case of doubts. Results: We identified 247 studies, of which 37 were analyzed and 10 were included in the systematic review tudy. A total of 280 participants were involved, with GMFCS between I-III, however two studies did not report this data. Interventions were BIOXEX training, AGT gait training and Virtual reality associated with conventional physiotherapy performed 2 or 3 times a week, with an average duration of 8 to 12 weeks. Conclusion: Our results show that virtual reality systems and other technologies, along with conventional physiotherapy, may be useful tools for balancing interventions in children and adolescents with cerebral palsy.
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Equilíbrio
Fisioterapia
Revisão sistemática
Cerebral palsy
Balance
Physiotherapy
Systematic review
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: SOUZA, Michelle Cristina Gomes. Nível de evidência das intervenções fisioterapêuticas para aumentar o equilíbrio de crianças e adolescentes com paralisia cerebral : revisão sistemática. 2019. TCC (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12549
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