Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12551
Document Type: Dissertação
Title: A aplicabilidade do método Infomapping no departamento de assuntos acadêmicos do Instituto Federal de Sergipe
Authors: Silva, Gildevana Ferreira da
Issue Date: 15-Aug-2019
Advisor: Fialho, Janaina Ferreira
Resumo : Proposta de elaboração de um manual eletrônico de gerenciamento da informação para o Departamento de Assuntos Acadêmicos do Instituto Federal de Sergipe por meio do uso do método Infomapping. Com o objetivo de promover a melhoria da gestão da informação dentro do departamento e facilitar o acesso e a recuperação dessas informações, aplicou-se as quatro etapas do método, cuja primeira etapa é realizar um mapeamento dos recursos informacionais potenciais do DAA, a segunda busca atribuir custos e valor a cada um dos recursos informacionais identificados, a etapa três busca determinar as características dos recursos de informação, quem os utiliza e onde se encontram localizados e a etapa quatro, busca identificar os recursos informacionais relevantes para o DAA, tornando possível o estabelecimento de parâmetros de determinação dos principais recursos informacionais elaborados e utilizados na sua principal atividade, o processo seletivo de ingresso discente. A identificação de todos os recursos informacionais do setor possibilitou tornar visível a fragilidade de alguns processos, além de pontuar a necessidade de um gerenciamento mais eficaz destes recursos. A metodologia aplicada permitiu a elaboração de uma base de conhecimento do departamento através da criação de uma ferramenta de suporte tecnológico, além da elaboração e utilização de fluxos informacionais bem definidos para apoio gerencial na execução às atividades do setor. Como resultados que podem ser utilizados em futuras abordagens de pesquisa pela instituição, a pesquisa determinou todos os recursos existentes, a partir de sua elaboração, uso, importância e gerenciamento.
Abstract: This paper had a proposal to elaborate an electronic information manual for the Department of Academic Affairs of the Federal Institute of Sergipe using the Infomapping method. In order to promote the improvement of information and the process of access and retrieval of information, its application, the establishment of status indicators and the information resources developed and extinguished by the department of its main activity, the selective process of student admission. The identification of all informational resources in the sector made it possible to make process fragility more visible, as well as requiring more resource resources. The methodology used was the elaboration of a knowledge base through the process of creating a technological support tool, as well as the elaboration and use of support information for the managerial project in the sector activities area.
Keywords: Gestão da informação
Método Infomapping
Recursos informacionais
Fluxogramas informacionais
Instituto Federal de Sergipe (IFS)
Mapeamento
Infomapping method
Information management
Informational resources
Informational flowcharts
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: SILVA, Gildevana Ferreira da. A aplicabilidade do método Infomapping no departamento de assuntos acadêmicos do Instituto Federal de Sergipe. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12551
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILDEVANA_FERREIRA_SILVA.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.