Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12630
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCarvalho, Mayana Nicolau-
dc.contributor.authorSouza Sobrinho, Talline Franciany-
dc.date.accessioned2020-01-24T15:49:36Z-
dc.date.available2020-01-24T15:49:36Z-
dc.date.issued2019-03-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Mayana Nicolau; SOUZA SOBRINHO, Talline Franciany. CIF e paralisia cerebral : a influência dos fatores ambientais nas atividades e participação social. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12630-
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the relationship between environmental factors and activities and social participation of children and youngsters with cerebral palsy, according to the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). This study is descriptive and cross-sectional. Fourteen children and youngsters with cerebral palsy were evaluated between two and 14 years old and classified by GMFCS. Data were collected through the application of questionnaires with their parents or caregivers, which aimed to analyze the clinical and social history of each patient, the sociodemographic data, and the environmental factors that influenced the activities and social participation of these individuals. The information collected was analyzed descriptively. GMFCS level V was predominant in the study. Accessibility was identified as a barrier to the five domains of activities and social participation evaluated: daily routine, displacement by different places, interpersonal interactions, school education and recreation and leisure. The environmental factors Family and Friends were singled out as the greatest facilitators. We concluded that ICF is useful for assessing the influence of environmental factors on social activities and participation and that physical, social and attitudinal context in which children and youngsters with cerebral palsy are inserted should be evaluated, not limiting evaluation to functions and affected body structures.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectCIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde)por
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectParticipação socialpor
dc.subjectAtividades cotidianaspor
dc.subjectCerebral palsyeng
dc.subjectICFeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectActivities of Daily Livingeng
dc.subjectSocial Participationeng
dc.titleCIF e paralisia cerebral: a influência dos fatores ambientais nas atividades e participação socialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rosana Machado de-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre os fatores ambientais nas atividades e participação social das crianças e jovens com paralisia cerebral, de acordo com o modelo de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Tratase de um estudo descritivo e transversal. Foram avaliadas 14 crianças e jovens com paralisia cerebral entre dois e 14 anos, sendo todos classificados pelo GMFCS. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários com os responsáveis, que visavam analisar o histórico clínico e social de cada paciente, bem como dados sociodemográficos, além de fatores ambientais que influenciavam nas atividades e participação social desses indivíduos. As informações coletadas foram analisadas descritivamente. O nível GMFCS V foi predominante no estudo. Identificou-se que a Acessibilidade foi uma barreira para os cinco domínios de atividades e participação social avaliados: rotina diária, deslocamento por diferentes lugares, interações interpessoais, educação escolar e recreação e lazer. Os fatores ambientais Família e Amigos foram apontados como os maiores facilitadores. Conclui-se que a CIF se mostrou útil para a avaliação da influência dos fatores ambientais nas atividades e participação social e que o contexto físico, social e atitudinal em que as crianças e jovens com paralisia cerebral estão inseridos deve ser avaliado, não se limitando a funções e estruturas corporais afetadas.pt_BR
dc.publisher.departmentDFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localLagarto, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAYANA_NICOLAU_CARVALHO&TALLINE_FRANCIANY_SOUZA_SOBRINHO.pdf967,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.