Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12639
Document Type: Monografia
Title: A leitura infantil na perspectiva da Ciência da Informação
Authors: Pereira, Sara Dantas Oliveira
Issue Date: 12-Aug-2019
Advisor: Aguiar, Niliane Cunha de
Resumo : O presente trabalho aborda a produção científica acerca da leitura infantil na base de dados BRAPCI. Tem como objetivo geral verificar na BRAPCI a existência de artigos científicos alusivos à leitura infantil. E como objetivos específicos identificar os temas correlatos que representam a temática dentro da CI; organizar as referências disponíveis na base e elaborar uma lista; disseminar a lista para a comunidade do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe; fazer um estudo bibliométrico com os autores e revistas que tratam do tema evidenciando as datas. No que se refere a metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa, havendo delimitação dos termos de busca por: leitura infantil e leitura para criança (correlato), englobando três campos: título, resumo e palavras-chave. Quanto aos resultados foi percebido que a BRAPCI não possui uma grande quantidade de artigos alusivos a leitura infantil. Concluiu-se que cabe ao profissional da Ciência da Informação se interessar e enfatizar as produções científicas levando em consideração os benefícios que são obtidos para o público infantil, bem como fomentar nas bibliotecas ações de incentivo à leitura partindo do pressuposto de que esse trabalho estimula a produção do conhecimento e transforma a criança em um ser atuante, capaz de executar e compartilhar o conhecimento adquirido.
Abstract: This work addresses the scientific production about child reading in the BRAPCI database. Its general objective is to verify at BRAPCI the existence of scientific articles alluding to child reading. And as specific objectives to identify the related themes that represent the theme within the IC; to organize the available references in the base and elaborate a list; to disseminate the list to the community of the Department of Information Science of the Federal University of Sergipe; to make a bibliometric study with the authors and journals that deal with the theme highlighting the dates. With regard to methodology, the search is classified as exploratory, descriptive and quantitative, with delimitation of the search terms by: reading for children and reading for children (correlate), covering three fields: title, abstract and keywords. As for the results, it was noticed that BRAPCI does not have a large number of articles alluding to child reading. It was concluded that it is up to the Information Science professional to be interested in and emphasize the scientific productions taking into account the benefits that are obtained for the child public, as well as encourage in libraries actions to encourage reading based on the assumption that this work stimulates the production of knowledge and transforms the child into an active being, capable of executing and sharing the knowledge acquired.
Keywords: Ciência da informação
Ensino de ciência da informação
Biblioteconomia e documentação
Leitura infantil
BRAPCI
Periódicos
Child reading
Periodic articles
Librarianship
Information science
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citation: Pereira, Sara Dantas Oliveira. A leitura infantil na perspectiva da Ciência da Informação. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Curso de Biblioteconomia e Documentação, Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12639
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Dantas_Oliveira_Pereira.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.