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dc.contributor.authorFernandes, Raquel Gonçalves da Silva de Araújo-
dc.date.accessioned2020-02-04T22:58:03Z-
dc.date.available2020-02-04T22:58:03Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.citationFERNANDES, Raquel Gonçalves da Silva de Araújo. O estímulo à leitura em bibliotecas prisionais por meio do desenvolvimento de dinâmicas culturais. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12669-
dc.description.abstractThis work presents a study that has as general objective the development of a model of cultural mediation to encourage the reading of informational items that are not consumed by inmates of the Female Prison of Sergipe – PREFEM-SE. For this, the methodology used was a phenomenological study with qualitative approach, and the universe of research represented by the inmates of PREFEM-SE. Data collection was based on questionnaires and interviews, in addition to observations and data analyzes that allowed a diagnosis that served as the basis for the design of the intervention action. In this action, activities were conducted with three groups of readers and non-readers, 10 women per group, where topics selected from the diagnosis were: Domestic violence, Feminism and Maternity in prison, subjects that were present in selected short films and texts. After the conclusion of these activities, the inmates were invited to express themselves through discussions and elaborating posters, expressing their interpretation of the activity and presenting them to each other. The results pointed out a connection between the library and the inmates, related to the physical and dimensional space of the site, as well as their contact with similar realities and the representativeness shown in the texts and short films. It is concluded that the activity generated positive elements on the discussions of texts and short films, notions of interpretation, correlation among elements and the creative approach through the posters, besides bringing readers to the universe of books and reading and giving dynamicity to the library space.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteca prisionalpor
dc.subjectBiblioteconomia socialpor
dc.subjectMediação culturalpor
dc.subjectMediação da informaçãopor
dc.subjectPrison libraryeng
dc.subjectSocial librarianshipeng
dc.subjectMediation of cultureeng
dc.subjectMediation of informationeng
dc.titleO estímulo à leitura em bibliotecas prisionais por meio do desenvolvimento de dinâmicas culturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Germana Gonçalves de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo que tem como objetivo geral o desenvolvimento de um modelo de dinâmica cultural para incentivo à leitura de itens informacionais que não são usufruídos pelas internas do Presídio Feminino de Sergipe – PREFEM-SE. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em um estudo fenomenológico de abordagem qualitativa, além do universo da pesquisa representado pelas internas do presídio. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas, observações e análises de dados, que permitiram a criação de um diagnóstico que serviu como base para a concepção da ação de intervenção. Nesta ação, realizou-se atividades com três grupos, sendo dez mulheres em cada um, de internas leitoras e não leitoras, nas quais foram apresentadas temáticas selecionadas a partir do diagnóstico: violência doméstica, feminismo e maternidade no cárcere, ou seja, assuntos que estiveram presentes em curtas-metragens e textos selecionados. Após a realização das atividades, as internas foram convidadas para se expressarem por meio de discussões e por intermédio de cartazes, manifestando a sua interpretação sobre a atividade realizada e apresentando suas opiniões umas para as outras. Os resultados apontaram para uma aproximação entre biblioteca e internas em relação ao espaço físico e dimensional do local, além do contato com realidades análogas e a visualização de representatividade nos textos e curtas-metragens. Conclui-se que a atividade gerou elementos positivos sobre as discussões realizadas em relação aos objetos de estudo, noções de interpretação, relação dos elementos e a abordagem criativa por meio dos cartazes, além de trazer não leitoras para o universo da leitura, dando dinamicidade ao espaço da biblioteca.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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