Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, José Eraldo Neves-
dc.date.accessioned2020-02-07T22:05:47Z-
dc.date.available2020-02-07T22:05:47Z-
dc.date.issued2015-08-26-
dc.identifier.citationRIBEIRO, José Eraldo Neves. O processo de construção do discurso da identidade nordestina na música de Luiz Gonzaga. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12682-
dc.description.abstractThis dissertation thematizes the role of music in the process of emergence of national and regional identities. Using Musical production Luiz Gonzaga as ethnographic source, seeks to demonstrate the construction process of the Northeast Identity Discourse in such work. Considers that in the context of the second half of the twentieth century, it was common to use music, conceived as a defining element of "authentic" Brazilian culture, with the radio as the main vehicle for the dissemination of culture we want to national and migrant artists of various regions of the country as authoritative voices in the dissemination of these cultures. It is within this perspective that is gestated the socalled Brazilian popular music (MPB) doing some artists take a regional identity.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAntropologia socialpor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subjectCultura brasileirapor
dc.subjectNordeste (Brasil)por
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectNaçãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectLuiz Gonzagapor
dc.subjectNationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectNortheasteng
dc.titleO processo de construção do discurso da identidade nordestina na música de Luiz Gonzagapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Wilson José Ferreira de-
dc.description.resumoEssa dissertação tematiza o papel da música no processo de emergência das identidades nacionais e regionais. Utilizando-se da produção musical de Luiz Gonzaga como fonte etnográfica, busca demonstrar o processo de construção do discurso da Identidade do Nordeste na referida obra. Leva em consideração que no contexto da segunda metade do século XX, foi comum a utilização da música, pensada como elemento definidor da “autêntica” cultura brasileira, tendo o rádio como veículo principal de divulgação da cultura que se quer nacional e artistas migrantes das diversas regiões do país como vozes autorizadas na divulgação das referidas culturas. É dentro dessa perspectiva que é gestada o que se convencionou chamar de música popular brasileira (MPB) fazendo alguns artistas assumir uma identidade regional.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_ERALDO_NEVES_RIBEIRO.pdf802,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.