Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12700
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRocha, Arnon Alves-
dc.date.accessioned2020-02-10T22:23:24Z-
dc.date.available2020-02-10T22:23:24Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationROCHA, A. A. Currículo e formação (inter)cultural de professores de língua inglesa nos pressupostos da (multi)referencialidade. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 267-279.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12700-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectCurrículo interculturalpor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua inglesapor
dc.subjectMultirreferencialidadepor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectCurrículospor
dc.titleCurrículo e formação (inter)cultural de professores de língua inglesa nos pressupostos da (multi)referencialidadept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios atuais no âmbito de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI) é formar o professor intercultural que venha atender às demandas socioculturais vigentes. Diante do processo de globalização, que tem modificado crenças, concepções e práticas pedagógicas em todo o mundo e no Brasil, este artigo objetiva dialogar sobre uma proposta curricular intercultural, que venha ajudar a solucionar essa questão. Toma-se, como referência para esse diálogo, uma nova proposta curricular iniciada em 2004, que criou o curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, a partir de 2001 (BRASIL, 2001), como referência neste estudo, em razão de o autor fazer parte da formação de professores de LI nessa instituição. Para isso, no campo da Linguística Aplicada (LA), prioriza-se o referencial teórico intercultural de Kramsch (1993), Mendes (2007) e Liddicoat (2013). Abordam-se, também, algumas concepções curriculares nos princípios da multirreferencialidade (ARDOINO, 1992, 1998; BUMHAM, 1993; MACEDO, 2016.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CurriculoFormacaoIntercultural.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.