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dc.contributor.authorSantos, Ozanete dos-
dc.date.accessioned2020-02-11T12:31:04Z-
dc.date.available2020-02-11T12:31:04Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationSantos, Ozanete dos. Perspectivas do seguro DPVAT no Brasil nos anos de 2010 a 2018. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Atuariais) – Curso de Ciências Atuariais, Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12722-
dc.description.abstractThe exorbitant number of vehicles moving on the roads has generated for the Brazilian population a lower perspective of life and increase in social and economic costs applied in the treatment of victims of incidents, contributing significantly to the increase in income resulting from the collection of premiums calculated with the Personal Damage Insurance Caused by Land Way Vehicles. The present bibliographic study aims to analyze the importance and possibilities of DPVAT Insurance in Brazil in recent years, in view of the reasons that are involved in the high increases in compensation paid with compulsory insurance, reporting its evolution, competencies and particularities, in addition to the differentiation between compulsory insurance and the normative evolution of attribution to definitive disability coverage, reimbursement of medical and death expenses paid to victims of claims of Traffic. The research was conducted through a literature and descriptive statistics review, and the data used in the research were first determined in the DPVAT information base, followed by the DMV/SE, with the monthly statistics disclosed of traffic accidents, the Institute of Applied Economic Research, the Federal Highway Police and Superintendence of Private Insurance, subsequently, the data were organized and elaborated demonstrating their results in maps and graphs. Through these data, the evolution of the Brazilian fleet of transport in movement on roads and avenues in Brazil and Sergipe, the occurrences of traffic incidents, according to the degree of severity involving female and male individuals, were compared comparisons of the compensation paid and the amounts determined of the collections and compensationpaid with dpvat in recent years. Finally, through the comparisons made with the amounts found in the revenues and compensationpaid by insurance, it is concluded that actions to combat fraud has been collaborating effectively to reduce the numbers of claims paid to accident victims making resources more than sufficient to bear their compensation.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectCiências atuariaispor
dc.subjectAcidente de trânsitopor
dc.subjectIndenização automobilísticopor
dc.subjectVeículos automobilísticospor
dc.subjectDPVATpor
dc.subjectMorte no trânsitopor
dc.subjectInvalidezeng
dc.subjectTraffic incidentseng
dc.subjectMotor vehicleseng
dc.subjectDPVATeng
dc.subjectDeatheng
dc.subjectDefinitive disabilityeng
dc.titlePerspectivas do seguro DPVAT no Brasil nos anos de 2010 a 2018pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Cristiane Toniolo-
dc.description.resumoO exorbitante número de veículos em movimentação nas estradas vem gerando para a população brasileira uma menor perspectiva de vida e elevação nos custos sociais e econômicos aplicados no tratamento das vítimas de incidentes, contribuindo de forma significativa para o aumento da renda resultante do recolhimento dos prêmios apurados com o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos de Vias Terrestres. O presente estudo bibliográfico tem como objetivo analisar a importância e as possibilidades do Seguro DPVAT no Brasil nos últimos anos, tendo em vista os motivos que estão envolvidos nos elevados aumentos de compensações quitadas com o seguro obrigatório, relatando sua evolução, competências e particularidades, além da diferenciação entre os seguros obrigatórios e a evolução normativa de atribuição às coberturas de invalidez definitiva, reembolso das despesas médicas e de falecimento pagas aos vitimados de sinistros de trânsito. A pesquisa realizada foi feita através de uma revisão de literatura e de estatística descritiva, sendo que os dados utilizados na pesquisa foram primeiramente apurados na base de informações do DPVAT, seguido pelo Detran/SE, com as estatísticas mensalmente divulgadas dos acidentes de trânsito, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Polícia Rodoviária Federal e Superintendência de Seguros Privados, posteriormente, os dados foram organizados e elaborados demonstrando seus resultados em mapas e gráficos. Por meio de tais dados foram comparadas a evolução da frota brasileira de transportes em movimentação nas estradas e avenidas do Brasil e em Sergipe, as ocorrências de incidentes de trânsito, conforme o grau da gravidade envolvendo os indivíduos do sexo feminino e masculino e foram realizadas comparações das indenizações pagas e as quantias apuradas das arrecadações e compensações quitadas com o DPVAT nos últimos anos. Por fim, através das comparações realizadas com as importâncias verificadas nas arrecadações e compensações pagas pelo seguro, conclui-se que as ações de combate às fraudes vêm colaborando de forma eficaz para reduzir os números de sinistros pagos às vítimas de acidente tornando os recursos mais que suficientes para arcar com as respectivas indenizações.pt_BR
dc.publisher.departmentDECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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