Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Romário Oliveira-
dc.date.accessioned2020-02-11T12:59:26Z-
dc.date.available2020-02-11T12:59:26Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationSantos, Romário Oliveira. Contribuições dos artigos completos voltados para o ensino superior dos anais do ENEQ das XVII, XVIII, e XIX edições sobre a Química Geral/Inorgânica. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia graduação em Licenciatura em Química) – Curso de Licenciatura em Química, Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12725-
dc.description.abstractThis paper aimed to analyze the annals of the Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), in the three editions of the respective years 2014, 2016 and 2018. We selected the complete papers focused on higher education, with emphasis on inorganic chemistry. Bardin's methodology was used in this work to organize data analysis, being possible to verify the information collected through categories. Several papers reported research on subjects related to higher education. However, few were those devoted to specific chemistry concepts. Although there are productions in the four main areas of chemistry, this research has given greater attention to the contributions of inorganic chemistry. It was noticed that only the concepts of Matter Structure, Chemical Equilibrium, Molecular Geometry, Chemical Bonding and Quantum Theory were the concern of the researchers, suggesting that there is still a need to expand the investigations to include other contents. Finally, it can be concluded that ENEQ, as one of the spaces that contribute to the scientific development and socialization, can provide, for the teaching of inorganic chemistry, ways to minimize the difficulties related to the teaching and learning processes.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectQuímica inorgânicapor
dc.subjectEncontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ)por
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectInorganic Chemistryeng
dc.titleContribuições dos artigos completos voltados para o ensino superior dos anais do ENEQ das XVII, XVIII, e XIX edições sobre a Química Geral/Inorgânicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Epoglou, Alexandra-
dc.description.resumoEste trabalho buscou fazer uma análise dos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), nas três edições dos respectivos anos de 2014, 2016 e 2018. Foram selecionados os trabalhos completos voltados para o ensino superior, com ênfase na química inorgânica. A metodologia de Bardin foi utilizada neste trabalho para organizar a análise dos dados, sendo possível verificar as informações colhidas por meio de categorias. Vários trabalhos relataram pesquisas sobre assuntos relacionados ao ensino superior. Todavia, poucos foram àqueles dedicados aos conceitos específicos de química. Apesar de existirem produções nas quatro áreas principais da química, esta investigação deu maior atenção para as contribuições da química inorgânica. Percebeu-se que apenas os conceitos de Estrutura da Matéria, Equilíbrio Químico, Geometria Molecular, Ligação Química e Teoria Quântica foram alvo da preocupação dos pesquisadores, sugerindo que há ainda necessidade de ampliar as investigações de modo a contemplar outros conteúdos. Por fim, pode-se concluir que o ENEQ, como um dos espaços que contribuem para o desenvolvimento e socialização científica, pode proporcionar, para o ensino de química inorgânica, meios de minimizar as dificuldades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentDQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::FISICO QUIMICA INORGANICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Romario_Oliveira_Santos.pdf479,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.