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dc.contributor.authorAlmeida, Wandson dos Santos de-
dc.date.accessioned2020-02-11T13:17:12Z-
dc.date.available2020-02-11T13:17:12Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationAlmeida, Wandson dos Santos de. Como é discutido a Radioatividade e Energia Nuclear no Ensino Médio. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Licenciatura em Química) – Curso de Licenciatura em Química, Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12727-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectRadioatividadepor
dc.subjectEnergia nuclearpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleComo é discutido a radioatividade e energia nuclear no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lalic, Susana de Souza-
dc.description.resumoO uso das tecnologias modernas tem provocado nos últimos anos um acelerado desenvolvimento social. Entretanto, esse desenvolvimento nem sempre chega a toda população e, algumas vezes, não ocorre de forma positiva. Surge, assim, a necessidade da alfabetização científica e tecnológica dos seus indivíduos, tornando-os capacitados na tomada de decisões frente às questões socioambientais. Com a radioatividade não é muito diferente. Muitos foram os avanços por ela provocados na ciência e tecnologia, beneficiando diversas áreas, tais como medicina, agricultura, indústria farmacêutica e alimentícia e produção de energia. Em contrapartida, a produção das bombas nucleares, a explosão da usina nuclear de Chernobyl, o desastre radiológico em Goiânia e o vazamento de material radioativo em Fukushima tornaram-se temas frequentemente discutidos pelas mídias. Trabalhos disponíveis na literatura investigando diferentes grupos sociais identificaram concepções errôneas que o público entrevistado tem sobre o tema radioatividade. Nessa pesquisa buscou-se identificar como é trabalhado esse tema no ensino médio por meio de questionário com estudantes do 2º período no curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Sergipe. Identificou-se que mesmo trabalhando com o tema radioatividade durante as aulas de química, os entrevistados compreendem muito pouco do assunto, associam, na maioria das vezes, a radioatividade a algo ruim e desconhecem muito de suas aplicações em tecnologia, em maioria são contra ao projeto de construção da usina no Estado de Sergipe e apontam a mídia como fontes de informação acerca do assunto.pt_BR
dc.publisher.departmentDQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Sussuchi, Eliana Midori-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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