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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, Wandson dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T13:17:12Z | - |
dc.date.available | 2020-02-11T13:17:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, Wandson dos Santos de. Como é discutido a Radioatividade e Energia Nuclear no Ensino Médio. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Licenciatura em Química) – Curso de Licenciatura em Química, Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12727 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Radioatividade | por |
dc.subject | Energia nuclear | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | Como é discutido a radioatividade e energia nuclear no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lalic, Susana de Souza | - |
dc.description.resumo | O uso das tecnologias modernas tem provocado nos últimos anos um acelerado desenvolvimento social. Entretanto, esse desenvolvimento nem sempre chega a toda população e, algumas vezes, não ocorre de forma positiva. Surge, assim, a necessidade da alfabetização científica e tecnológica dos seus indivíduos, tornando-os capacitados na tomada de decisões frente às questões socioambientais. Com a radioatividade não é muito diferente. Muitos foram os avanços por ela provocados na ciência e tecnologia, beneficiando diversas áreas, tais como medicina, agricultura, indústria farmacêutica e alimentícia e produção de energia. Em contrapartida, a produção das bombas nucleares, a explosão da usina nuclear de Chernobyl, o desastre radiológico em Goiânia e o vazamento de material radioativo em Fukushima tornaram-se temas frequentemente discutidos pelas mídias. Trabalhos disponíveis na literatura investigando diferentes grupos sociais identificaram concepções errôneas que o público entrevistado tem sobre o tema radioatividade. Nessa pesquisa buscou-se identificar como é trabalhado esse tema no ensino médio por meio de questionário com estudantes do 2º período no curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Sergipe. Identificou-se que mesmo trabalhando com o tema radioatividade durante as aulas de química, os entrevistados compreendem muito pouco do assunto, associam, na maioria das vezes, a radioatividade a algo ruim e desconhecem muito de suas aplicações em tecnologia, em maioria são contra ao projeto de construção da usina no Estado de Sergipe e apontam a mídia como fontes de informação acerca do assunto. | pt_BR |
dc.publisher.department | DQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sussuchi, Eliana Midori | - |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Wandson_Santos_Almeida.pdf | 997,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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