Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Juliana Barbosa | - |
dc.contributor.author | Souza, Iris Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T23:19:23Z | - |
dc.date.available | 2020-02-11T23:19:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-08 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, J. B.; SOUZA, I. S. Uma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização? In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 14-28. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | por |
dc.subject | Análise crítica do discurso | por |
dc.subject | Comunidade surda | por |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | por |
dc.title | Uma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização? | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | Levando-se em consideração que a Linguística Aplicada e seu foco sobre a linguagem como fenômeno social (MENEZES; GOMES, 2009) dialoga com outras áreas do saber, por ser Indisciplinar (MOITA LOPES, 2009), como a Análise Crítica do Discurso, a qual investiga e expõe a visão que se tem da aprendizagem cidadã desse grupo vulnerável (PEDROSA, 2018), devido ao seu engajamento político, visando a igualdade social (MELO, 2018). Iremos dialogar com os Estudos Surdos (QUADROS, 1997), no que tange à construção de sua identidade enquanto sujeito (PERLIN, 1998), em meio às mudanças socioculturais. Isto posto, nosso objetivo é analisar os discursos da comunidade surda contidos nos comentários do Facebook sobre o tema da redação do ENEM 2017, verificando como estes discursos constituem suas identidades. Os resultados das análises desses textos/discursos, trouxe a luz reflexões discursivas e sociais sobre as identidades cidadãs, resultantes da aprendizagem cidadã dos atores sociais da comunidade surda. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaliseCriticoDiscursivaFacebook.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.