Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Juliana Barbosa-
dc.contributor.authorSouza, Iris Santos de-
dc.date.accessioned2020-02-11T23:19:23Z-
dc.date.available2020-02-11T23:19:23Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationALVES, J. B.; SOUZA, I. S. Uma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização? In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 14-28.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12745-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectComunidade surdapor
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)por
dc.titleUma análise crítico-discursiva das postagens no facebook de usuári@s surd@s e a construção de sua identidade: empoderamento ou vitimização?pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoLevando-se em consideração que a Linguística Aplicada e seu foco sobre a linguagem como fenômeno social (MENEZES; GOMES, 2009) dialoga com outras áreas do saber, por ser Indisciplinar (MOITA LOPES, 2009), como a Análise Crítica do Discurso, a qual investiga e expõe a visão que se tem da aprendizagem cidadã desse grupo vulnerável (PEDROSA, 2018), devido ao seu engajamento político, visando a igualdade social (MELO, 2018). Iremos dialogar com os Estudos Surdos (QUADROS, 1997), no que tange à construção de sua identidade enquanto sujeito (PERLIN, 1998), em meio às mudanças socioculturais. Isto posto, nosso objetivo é analisar os discursos da comunidade surda contidos nos comentários do Facebook sobre o tema da redação do ENEM 2017, verificando como estes discursos constituem suas identidades. Os resultados das análises desses textos/discursos, trouxe a luz reflexões discursivas e sociais sobre as identidades cidadãs, resultantes da aprendizagem cidadã dos atores sociais da comunidade surda.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseCriticoDiscursivaFacebook.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.