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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Questões raciais na formação dos educadores da comunidade quilombola Mussuca : a experiência da pesquisa ação na construção do conhecimento docente
Autor(es): Silva, Danielle Lima
Data do documento: 30-Jun-2016
Orientador: Jesus, Sônia Meire Santos Azevedo de
Resumo: A Mussuca é uma povoação quilombola que fica situada no município de Laranjeiras/Sergipe. Um lugar de resistências e contradições. Analisar os elementos que negam ou ampliam o conhecimento dos docentes sobre as questões étnico-raciais, tomando como referência a participação destes no curso de extensão para a formação de professores no quilombo Mussuca, constitui o objetivo central desta pesquisa. A questão basilar foi: Por que os professores que atuam em escolas localizadas em comunidades de quilombos têm apresentado dificuldades constantes em trabalhar na perspectiva da Educação Escolar Quilombola? A nossa hipótese é a de que os fatores culturais, econômicos e políticos resistentes à diversidade étnico-racial, os saberes exclusivamente eurocêntricos inculcados historicamente na vida das pessoas que estão em ambientes educacionais, além da ausência de formação para os trabalhadores da educação com temas ligados aos valores africanos e afro-brasileiros; são causadores da negação de um currículo que respeite e trabalhe as diferenças no corpo da instituição escolar. A análise do estudo se aproxima da linha do materialismo histórico dialético, visto que o seu desenvolvimento partiu da realidade material existente na comunidade e suas contradições. Utilizamos como arcabouço teórico a referência bibliográfica, artigos científicos, dissertações e teses. A pesquisa é de abordagem qualitativa, aproximando-se do campo da pesquisa-ação, justificada pelas oficinas que realizamos com os educadores das instituições de ensino desta comunidade. Aplicamos como instrumentos de pesquisas a técnica da observação e do questionário. O resultado deste estudo comprova a hipótese aqui levantada e uma delas está nos resultados apurados durante a formação continuada que vem sendo desenvolvida pelo Projeto do Observatório em Educação (UFS), com reflexos positivos no modo de pensar do docente sobre a questão racial.
Abstract: Mussuca is a quilombola village (community formed by former slaves descendants) which is located at the municipality of Laranjeiras in the Brazilian State of Sergipe. A place made of resistances and contradictions. To analyse the elements that deny or widen the professor’s knowledge about the ethnic-racial questions by taking as reference the participation of the professors in the course of extension for teachers formation at the Mussuca Quilombo, which is the central objective of this research. The central question was: Why did the acting professors have constant difficulties working the perspective of quilombola school teaching? Our hypothesis is that the cultural, economic and political factors that resist to the ethnic-racial diversity, the exclusively Eurocentric knowledge historically inserted in people’s lives who are in an educational environment, beyond the absence of formation for the educational workers on themes related to African and African-Brazilian values; this causes the denial of a school basis that respects and works the differences at the school’s institutional body. The analysis made by the study approaches the historical dialectical materialism, since its development has parted from the material reality existent at the community and its contradictions. We have used as theoretical framework the bibliographic references, scientific papers, dissertations and theses. The research’s approach is qualitative, approaching the field of research-action, is justified by the workshops that were made with the teachers from the teaching institutions of this community. We have applied as research instruments the questionnaire and observation techniques. This study’s results prove the hypotheses made here and one of them is in the results compiled during the continuous formation that is being developed by the Observatory of Teaching Project (the Federal University of Sergipe – UFS), with positive reflections in the teacher’s way of thinking about the racial question.
Palavras-chave: Conhecimento étnico-raciais
Comunidade quilombola Mussuca
Formação de professores
Ethnic-racial knowledge
Quilombola community of Mussuca
Teacher’s formation
Educação em Sergipe
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Danielle Lima. Questões raciais na formação dos educadores da comunidade quilombola Mussuca : a experiência da pesquisa ação na construção do conhecimento docente. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12769
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