Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12826
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Por identidades que não subtraiam o humano na cidade
Autor(es): Rabelo, Josevânia Nunes
Data do documento: Abr-2018
Resumo: A cidade como representação máxima da ação do ser humano no espaço não fica imune às condições idealizadas do consumo, desenhando muitas vezes trajetórias da fragmentação dos indivíduos em pequenos blocos. Porém, arrastá-la apenas nessa posição de interação uniforme de sustentação mercadológica, seria impor aos citadinos uma desapropriação de outros tipos de pertencimentos sejam eles quais forem. Afinal, o espaço urbano faz o deslocamento da esfera privada para um espaço de visibilidade, mesmo se queremos ou não aparecer. Ali estamos delineando uma coreografia urbana quando elegemos lugares não apenas de passagem, mas, de entrecruzamentos com o diferente. Essas categorias correspondentes às marcações do moderno elaboram subjetividades que podem ser encontradas nos espaços urbanos em forma de âncoras nos encontros festivos, por exemplo. A cidade, portanto, não deixou de ter encantamentos e são esses detalhes que instigam, ainda, uma procura de sentidos para a espacialidade urbana. Por esse viés, consideramos uma característica humana a construção identitária quando não descarta as percepções mais coletivas de usos dos lugares. E, para as considerações expostas, nós iremos utilizar Calvino (2003) que demonstra, em um diálogo de romance, a cidade como “páginas escritas” e Benjamin (2011) que a enxerga como um livro a ser escrito pelas evocações dos trajetos percorridos. A apreensão dos dois autores não exclui a semelhança de que um e outro faz referência das ruas em suas dimensões significativas e de memória, dando uma compreensão de caminhada quase solitária e ao mesmo tempo recoberta de símbolos compostos por vozes distintas.
Palavras-chave: Sociologia
Identidade
Uniformização
Espaço urbano
ISSN: 2526-3013
Parte de : Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: RABELO, J. N. Por identidades que não subtraiam o humano na cidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12826
Aparece nas coleções:GT01 - Cidades e Culturas Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadesHumanoCidade.pdf308,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.