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dc.contributor.authorSenger, Daniela-
dc.date.accessioned2020-02-27T22:58:05Z-
dc.date.available2020-02-27T22:58:05Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSENGER, D. A agência de grupos religiosos em espaços urbanos: o caso dos evangélicos neopentecostais a partir da teologia da prosperidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12829-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectCultura urbanapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectTeologia da prosperidadepor
dc.titleA agência de grupos religiosos em espaços urbanos: o caso dos evangélicos neopentecostais a partir da teologia da prosperidadept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca refletir sobre a agência de grupos religiosos em espaços urbanos, focando no caso dos evangélicos neopentecostais a partir da Teologia da Prosperidade e seus desdobramentos nas relações sociais permeadas pela religião, com ênfase na atuação da Igreja Universal do Reino de Deus, a qual inaugura o neopentecostalismo no Brasil. A partir de teorias sociológicas que analisam culturas e modos de vida urbanos, versar-se-á sobre a faceta do neopentecostalismo que apresenta características pareáveis aos ditames que são apresentados como estampas das cidades e do urbanismo contemporâneo: a base capitalista da vida moderna nas cidades é permeada pela prática de um consumo onipresente. Este ethos possibilita pensar certas práticas religiosas como refratárias de um modo de vida urbano praticante do consumo em diferentes níveis socioculturais. Destarte, a Teologia da Prosperidade é trazida à baila como caso de análise, haja vista sua natureza discursiva surgir na relação íntima entre fé religiosa, dinheiro e posses. Ao sacralizar o empreendedorismo individual, a prosperidade e o consumo na seara urbana moderna, promete-se expurgar os demônios que atrapalham a prosperidade financeira em rituais adquiríveis no mercado de bens simbólicos religiosos.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT01 - Cidades e Culturas Urbanas

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