Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12844
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Redes de relações na magistratura sergipana
Authors: Almeida, Carlos Henrique Filgueiras Prata de
Galvão, Letícia Oliveira Feijão
Aragão, Samara Gabrielle Meneses
Issue Date: Apr-2018
Resumo : O presente trabalho busca analisar os conjuntos de relações presentes nas elites da esfera jurídica sergipana em relação à ocupação dos cargos mais altos na magistratura. Será observado como cada uma das esferas sociais, tais como capital econômico, grupos sociais e instituições se relacionam, completando-se a fim de fomentar uma formação plena do futuro jurista, que deve adquirir um capital simbólico-cultural , uma série de habilidades socioculturais e conjuntos de relações que irão permitir que seu futuro coincida com o que se espera deste pela família em que nasceu. Dessa forma, será possível analisar a ocupação dos altos cargos como, também, um direcionamento social através das origens familiares. De uma perspectiva teórica, os pontos de vista afirmados por Pierre Bourdieu sustentarão a ideia de que aparatos sociais são utilizados nesse processo; mesmo relações profissionais podem ser embasadas a partir de instituições frequentadas, grupos familiares, dentre outros. Em suma, redes de relações em geral. Para embasar metodologicamente tais apontamentos, será buscado traçar o perfil dos ocupantes da magistratura sergipana: desembargadores, procuradores e presidentes de tribunais. Para tal, realizará-se uma busca pelas origens e desenvolvimento das supracitadas redes de relações dos mesmos, fazendo uso de arquivos públicos, biografias e outras evidências históricas.
Keywords: Sociologia
Redes de relações
Trajetórias
Magistratura
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: ALMEIDA, C. H. F. P.; GALVÃO, L. O. F.; ARAGÃO, S. G. M. Redes de relações na magistratura sergipana. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12844
Appears in Collections:GT02 - Dinâmicas de Poder e Práticas Políticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RedeRelacoesMagistraturaSergipana.pdf679,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.