Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12847
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Direito, política e poder – o bacharelismo jurídico como instrumento de conservação das elites sergipanas no século XIX (1840-1889)
Authors: Lima, Arthur Ives Nunes da Mota
Issue Date: Apr-2018
Resumo : O presente trabalho é um dos desdobramentos de uma monografia acerca da constituição do judiciário em Sergipe. A proposta central aqui é a de abordar as condições sociais e políticas que orientaram a consolidação do título de bacharel em Direito no Estado sergipano enquanto instrumento de consagração e reprodução das elites locais, pois, considerado como importante trunfo, a titulação acadêmica contribuiu para a tomada de posições dirigentes na política oitocentista e significou um investimento simultâneo numa carreira profissional. O “bacharelismo” tornou-se a terminologia básica para atestar ao fenômeno social de uma maciça predominância de bacharéis em praticamente todas as instâncias burocráticas do Estado oitocentista sergipano. De maneira objetiva, a pretensão é a de realizar uma compreensão sócio histórica da formação da elite profissional jurídica na proporção em que seja paralelamente empreendida uma discussão em que se interponha as possíveis imbricações entre uma área profissional com a política, nesse caso, da titulação em Direito com o processo de nomeação a cargos dirigentes. Enfim, será possível a compreensão de uma breve uma gênese social da profissão jurídica em Sergipe, como também nos será permitida a evidenciação da formação e configuração das elites locais, tudo isso sem ignorar um importante condicionante histórico nestas formatações.
Keywords: Sociologia
Direito
Política
Elite jurídica
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: LIMA, A. I. N. M. Direito, política e poder – o bacharelismo jurídico como instrumento de conservação das elites sergipanas no século XIX (1840-1889). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12847
Appears in Collections:GT02 - Dinâmicas de Poder e Práticas Políticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BacharelismoJuridicoElitesSergipanas.pdf243,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.