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dc.contributor.authorLima, Luana Duarte Ferrari Lopes-
dc.date.accessioned2020-02-28T20:23:53Z-
dc.date.available2020-02-28T20:23:53Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationLIMA, L. D. F. L. Financeirização e organização do trabalho: impactos nos modelos de gestão e cultura organizacional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12850-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectFinanceirizaçãopor
dc.subjectOrganização do trabalhopor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.titleFinanceirização e organização do trabalho: impactos nos modelos de gestão e cultura organizacionalpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto do mercado globalizado, as organizações passam por profundas mudanças desde a sua estratégia até seus meios de produção. Com as transformações do capitalismo o trabalho mudou sua configuração, o modo de produção foi alterado e os arranjos organizacionais passam a estar relacionados às demandas da lógica financeira. Por financeirização, entende-se como o processo de valorização do capital financeiro dentro das organizações, onde a lógica do mercado financeiro emerge nos ambientes empresariais, os quais se adequam a ideologia dominante. A emergência da financeirização altera a gestão no trabalho, tornando visível novos arranjos flexíveis que visam ampliar os resultados, otimizar custos e aumentar a satisfação do sistema econômico. A proposta do trabalho é apresentar o tema da financeirização para organização do trabalho, investigando como a lógica do mercado financeiro altera a dinâmica das organizações e produz mudanças nos modelos de gestão empresarial, consequentemente, provoca transformações para cultura organizacional. Destaca-se a perspectiva cultural, haja vista os impactos na dimensão simbólica que a financeirização proporciona nos ambientes corporativos ao incorporar os valores do mercado financeiro. Através de uma reflexão teórica, buscar-se-á discutir as implicações que a financeirização provoca nas estruturas organizacionais, apresentando algumas hipóteses sobre as mudanças nos modelos de gestão e propondo uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema, uma vez que na sociedade globalizada os processos de financeirização já estão consolidados, gerando um campo de conhecimento inédito na sociologia, chamado de Sociologia Econômica e das Finanças.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT03 - Sociologia econômica: análise dos mercados e organizações

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