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dc.contributor.authorAlexandre, Lillian Maria de Mesquita-
dc.date.accessioned2020-02-28T20:32:55Z-
dc.date.available2020-02-28T20:32:55Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationALEXANDRE, L. M. M. Turismo e economia criativa na ilha Mem de Sá – litoral sul sergipano – Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12851-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectTurismo criativopor
dc.subjectEconomia criativapor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.titleTurismo e economia criativa na ilha Mem de Sá – litoral sul sergipano – Brasilpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoA compreensão de que o turismo se baseia em um sistema, complexo, integrado e dinâmico é necessário para refletir novos segmentos, que visam uma interação não só no âmbito econômico, mas também no social, cultural e ambiental, permeando as ações das políticas públicas em seu bojo. O objetivo geral da pesquisa foi traçar um parâmetro entre o turismo criativo e a economia criativa na Ilha Mem de Sá no litoral Sul Sergipano. Ela está localizada no município de Itaporanga D’Ajuda, onde identificamos no Turismo de Base Comunitária - TBC um modelo de gestão pautado no associativismo e cooperativismo que gera a participação da comunidade local em suas ações. A partir disso, os reflexos gerados para a comunidade e turistas surtiram efeito na intensão de consolidar uma agência de viagens receptiva comunitária, um centro de atendimento comunitário, no rodízio de serviços de transporte, passeios e alimentação já realizados, todos no sentido da coletividade, trazendo o empoderamento aos associados. A base metodológica da pesquisa foi à qualitativa com o método fenomenológico utilizou-se a entrevista semiestruturada, a observação direta participante e o registro fotográfico para coleta dos dados e da análise do discurso para a crítica. Analisou-se que a experiência vivenciada pela comunidade local com o TBC é enriquecedora, pois, a partir da gestão participativa, a associação e o empoderamento, percebeu-se que a Ilha passou a ter outro formato de condução de turismo e isso configurou o surgimento do turismo criativo e da economia criativa como aliados ao TBC para fomento sustentável dessa atividade.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT03 - Sociologia econômica: análise dos mercados e organizações

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