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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Carlos Alexsandro de Carvalho-
dc.date.accessioned2020-02-28T20:48:14Z-
dc.date.available2020-02-28T20:48:14Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSOUZA, C. A. C. As livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12855-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectLivrarias megastorespor
dc.subjectMercado editorialpor
dc.titleAs livrarias megastores e a digitalização do simbólico: convergências e divergências na configuração do mercado editorial brasileiropt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo central analisar as mais recentes relações entre cultura e mercado balizadas pelo que a literatura especializada e os agentes de mercado têm categorizado como economia da cultura, no âmbito do que se pode qualificar como capitalismo cultural brasileiro. Neste sentido, destaca a vertiginosa expansão de um modelo de empresa cultural inscrita no mercado editorial: as livrarias megastores. Essas empresas culturais têm sido responsáveis pela difusão de novas justificativas estéticas e simbólicas, amparadas pela ideia de promoção de experiências culturais e sustentando, discursivamente, uma autoimagem de equipamento cultural. O recorte aqui empreendido chamou atenção não apenas para a já mencionada expansão desse modelo e suas características distintivas, mas, sobremaneira, para as suas possíveis relações com crescimento do comércio eletrônico e os mais recentes processos de digitalização do simbólico, expresso pelas novas dinâmicas do varejo online, tomando a presença e porte de empresas como a Amazon.com como indicador sintomático. No panorama apresentado, concluiu-se que houve um interesse significativo por parte das entidades que monitoram o mercado editorial na construção de diagnósticos específicos para análise do comportamento da produção e vendas dos livros eletrônicos, além do fato de que as grandes redes de megastores passaram a criar estratégias de expansão não apenas de suas livrarias físicas, mas também virtuais, sobretudo em função da chegada da Amazom.com. No mercado editorial norte-americano, como se demonstrou, suas estratégias comerciais afetaram diretamente as megalivrarias e, no Brasil, embora os dados disponíveis ainda sejam parcos, há indicadores significativos do curso desse processo.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT03 - Sociologia econômica: análise dos mercados e organizações

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