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dc.contributor.authorSouza, Bruno Silvestre Silva de-
dc.contributor.authorSouza, Marcelo Pereira-
dc.date.accessioned2020-02-28T21:38:30Z-
dc.date.available2020-02-28T21:38:30Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSOUZA, B. S. S.; SOUZA, M. P. Reflexões sobre a moeda social e seu poder de comercialização em comunidades. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12860-
dc.description.abstractThe starting point for this work was the understanding of the social currency as an instrument of economic-social construction in Brazilian communities, given its repercussion on the increase in the circulation of money between buying and selling practices in the country. We focus, therefore, on the contributions of economic sociology to reflect on the economic role and rationalization of social life traditionally portrayed in the studies on currencies, to propose a look of social strengthening in communities that have adhered to this instrument as a bargaining tool. In order to be able to present the theme, we will discuss how the circulation of the social currency contributes to the (re) configuration of a local economy, as well as to discuss its role in the inclusion of the individual in the economic process, also discoursing on the reflexes and real cost of its cultural production. Nonetheless, we will bring to the stage of the theoretical reflections proposed here the symbolic cataloging of the 103 existing and circulating currencies in Brazil - data released by the National Secretariat for Solidarity Economy - to corroborate the importance of noting about the phenomenon of social currency in Brazil. contemporary sociological setting. The methodology used to develop this work is the literature review. In order to do so, we consulted the works of authors representing economic sociology and solidarity economy to justify the choice of the theme proposed here, as well as to base it and discuss it according to social thought.eng
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectMoeda socialpor
dc.subjectSociologia econômicapor
dc.subjectComunidadespor
dc.subjectSocial currencyeng
dc.subjectEconomic sociologyeng
dc.subjectCommunitieseng
dc.titleReflexões sobre a moeda social e seu poder de comercialização em comunidadespt_BR
dc.title.alternativeReflections on the social currency and its merchantability in communitieseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO ponto de partida deste trabalho deu-se pela compreensão da moeda social como um instrumento de construção econômico-social em comunidades brasileiras, dada a sua repercussão quanto ao aumento da circulação da moeda entre as práticas de compra e venda no país. Concentramo-nos, portanto, nas contribuições da sociologia econômica para refletir sobre o papel econômico e de racionalização da vida social tradicionalmente retratada nos estudos sobre as moedas, para propor um olhar de fortalecimento social em comunidades que aderiram a esse instrumento como ferramenta de barganha. Para conseguir apresentar à temática, buscaremos discorrer como a circulação da moeda social contribui para a (re) configuração de uma economia local, bem como dialogar sobre seu papel na inclusão do indivíduo no processo econômico, discursando, ainda, sobre os reflexos e custo real de sua produção cultural. Não obstante, traremos ao palco das reflexões teóricas, aqui propostas, a simbólica catalogação das 103 moedas existentes e em circulação no Brasil – dados divulgados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária – para corroborar com a importância de se notabilizar sobre o fenômeno da moeda social no cenário sociológico contemporâneo. A metodologia utilizada para desenvolver este trabalho é a revisão de literatura. Para tanto, foram consultadas, obras de autores representantes da sociologia econômica e da economia solidária para justificar a escolha pela temática aqui proposta, bem como embasá-la e discuti-la de acordo com o pensamento social.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT03 - Sociologia econômica: análise dos mercados e organizações

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